"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Reportagem sobre a Festa da Mãe Soberana recebe prémio de jornalismo atribuído pela Igreja Católica

"É como se a Mãe descesse à Terra", reportagem da TVI da autoria da jornalista Catarina Canelas, com imagem de João Franco, Tiago Donato e Rodrigo Cortegiano e edição de imagem de João Pedro Ferreira, recebeu esta quinta-feira o Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão2018, atribuído pela Ecclesia, numa sessão que decorreu no auditório da Rádio Renascença.


Dedicado à Festa da Mãe Soberana - a Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Loulé que anualmente leva milhares de peregrinos e turistas à cidade, este é um trabalho de reportagem que acompanhou esta procissão de características únicas no país.

Reúne testemunhos de muitos crentes que encontraram na fé e na Mãe Soberana a esperança para os caminhos tortuosos da vida, mas também investigadores ligados ao estudo desta Festa, o presidente da Câmara Municipal de Loulé e, naturalmente, os Homens do Andor e elementos da Banda Filarmónica Sociedade Recreativa Artistas de Minerva.

Um trabalho emotivo sobre aquela que é a maior manifestação religiosa a Sul de Fátima e que, segundo a própria autora, se distingue pela exteriorização de alegria e pelo rejubilar dos fiéis, com permanentes “Vivas” À Mãe Soberana, ao contrário do que acontece na maior parte das procissões marcadas pela dor.

Catarina Canelas é natural de Lamego (1979). Estudou Comunicação Social na Universidade do Minho e iniciou-se no jornalismo em 2003, na TVI. Em 2005, a curiosidade pelo Oriente levou-a até Macau, onde foi jornalista na TDM - Rádio Macau durante quase três anos. Durante esta estada pela Ásia fez também reportagem na Malásia e viajou pela China, Birmânia, Tailândia, Singapura, Índia e Japão. De regresso a Portugal, voltou a trabalhar para a TVI, sobretudo em temas de relevância social e tem-se dedicado também à grande reportagem. É autora de «Um Lar Debaixo da Ponte», premiado com menção honrosa pela AMI, «A Senhora Dança?» e, «O Lugar Onde Eu Fiquei», trabalho que inspirou o livro “A Hora da Partida” sobre o regresso dos “retornados” a Portugal após o 25 de Abril.

A Câmara Municipal de Loulé associou-se à atribuição deste prémio promovido pela Igreja Católica Portuguesa, com a presença dos vereadores Marilyn Zacarias e Carlos Carmo, e da diretora Municipal Dália Paulo. Esta comitiva louletana fez questão de oferecer a Catarina Canelas uma imagem da Mãe Soberana, da autoria do fotógrafo Luís da Cruz.

“Esta reportagem constitui um trabalho extraordinário e um documento importantíssimo para a valorização daquela que é uma das mais importantes componentes identitárias do povo louletano. Está de parabéns a Catarina a quem Loulé se sente agradecido e enriquecido por ter agora diretamente ligada à sua cultura mais uma cidadã de excelência”, sublinha o autarca Vítor Aleixo.

Agenda
Exposições

Noora Manty | MANU

Galeria da Estação - Encontros da Imagem 6 Jul a 31 Ago 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,834,869