"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Nova edição de "A Terceira Mãe"

Vencedor do Grande Prémio Romance e Novela APE, faz um retrato familiar de três gerações de mulheres portuguesas.


Rosalina, Filomena, Joana: três mulheres da mesma família, vozes de três gerações diferentes e protagonistas do romance A Terceira Mãe, de Julieta Monginho, livro vencedor do Grande Prémio do Romance e Novela APE 2008.

Através de cada um destes pontos de vista, acompanhamos, por um lado, a história familiar de uma avó, sua filha e sua neta, mas também, paralelamente, a evolução do papel da mulher da sociedade portuguesa do século XX até aos nossos dias, dos seus desafios e ambições.

«Com uma notável capacidade narrativa, Julieta Monginho põe em "cena" várias personagens perdidas em relações familiares e afectivas que ora as atraem, ora as repelem, em que o branco quase nunca é imaculado e o negro não encerra a escuridão absoluta. A Terceira Mãe, […] inicia-se no princípio do século XX, quando a moral e os bons costumes impunham uma autêntica ditadura sobre os corpos e a sexualidade (nomeadamente a feminina), mas evolui até à nossa época, em que os supostos direitos adquiridos nem sempre significam uma vida mais fácil ou mais feliz. Uma obra inteligente e de leitura aliciante.»
Maria João Martins, Jornal de Letras

SOBRE O LIVRO
A Terceira Mãe
O irmão poeta; o vizinho apaixonado que espreita pela janela; o enteado, decidido a acabar com a tristeza que o consome; a filha, numa constante revolta pelo que podia ter sido, mas não foi; a neta, que adora a avó, embora precise de fugir para criar uma história a seu gosto - estas e outras personagens contribuem para reconstruir o caminho de solidão, amor e perda que foi a vida de Rosalina, a protagonista. Ao segui-la desde a infância até à velhice, é a criança, a esposa, a mãe e a avó que o leitor conhece. É a sua história de submissão, perda e mudança que se conta neste entrelaçado de vozes unidas para descrever uma vida.

Rosalina, Filomena e Joana são três mulheres de gerações distintas. Três vidas, três visões do mundo, três formas diferentes de agir na adversidade. Em A Terceira Mãe, de Julieta Monginho, evoca-se a mulher, o seu papel e os desafios que constantemente lhe são colocados, bem como a evolução, rumo a uma maior liberdade e autonomia, do seu lugar na sociedade. Decorrendo num tempo que se estende do início do segundo quartel do século XX até à actualidade e dando ao leitor uma visão do feminino e dos muitos mundos que o preenchem, A Terceira Mãe foi consagrado em 2008 com o Grande Prémio de Romance e Novela da APE.

Primeiras páginas disponíveis aqui.

SOBRE A AUTORA
Julieta Monginho

Nasceu em Lisboa, em 1958. É escritora, magistrada do Ministério Público na jurisdição de família e crianças e formadora, colaborando com o Centro de Estudos Judiciários.

Em 1996 publicou o primeiro romance, Juízo Perfeito. Seguiram-se A Paixão Segundo os Infiéis (1998), À Tua Espera (Prémio Máxima de Literatura, 2000), Dicionário dos Livros Sensíveis (2000), Onde Está J? (2002) e A Construção da Noite (2005). Em 2008, o seu livro A Terceira Mãe foi galardoado com o Grande Prémio de Romance e Novela da APE/DGLB.

No ano de 2012 publica Metade Maior (finalista dos Prémios Fernando Namora e Correntes d'Escritas) e, em 2015, Os Filhos de K. (finalista dos Prémios Fernando Namora e Pen Club).

Em 2018, a Porto Editora publicou Um Muro no Meio do Caminho, romance sobre a dura realidade dos refugiados que, atravessando perigosamente o Mediterrâneo, procuram uma nova casa em território europeu. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,749,471