"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Há marionetas de cinco países a vaguear por Montemor-o-Novo

"O mundo da marioneta é o mundo onde se cruza esta arte com muitas outras áreas artísticas", diz diretor artístico do 12.º Encontro Internacional de Marionetas, que terá lugar na cidade e também em duas aldeias do concelho.

Foto: Alma d'Arame


Se por estes dias está pelo concelho de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, não estranhe se se cruzar com marionetas. Até 2 de junho, várias companhias e artistas de cinco países - Portugal, Alemanha, Espanha, França e Países Baixos – reúnem-se no 12.º Encontro Internacional de Marionetas.

“Queremos que o público se divirta, por um lado, e, por outro, possa refletir sobre o mundo em que vivemos nos dias de hoje”, refere à Renascença Amândio Anastácio, diretor artístico do evento, promovido pela associação cultural Alma d'Arame, em parceria com o município montemorense.

Teatro, música, filmes, workshops, conversas e animação de rua são propostas de um programa que contempla duas estreias nacionais de espetáculos de marionetas.

O CineTeatro Curvo Semedo, a biblioteca Almeida Faria, a EB 2,3 de Montemor e a Black Box do Espaço do Tempo são os locais da cidade que vão acolher as diferentes iniciativas que, de novo, vão também chegar a duas aldeias: Foros de Vale Figueira e S. Cristóvão.

“Prosseguimos com essa descentralização do festival, pois é fundamental conviver com estas populações que nem sempre têm acesso à cultura”, esclarece o diretor artístico do encontro. Amândio Anastácio manifesta a intenção de que o encontro vá “mais longe” em próximas edições e até, quem sabe, chegar a “outras cidades do Alentejo.”

A associação cultural Alma D’Arame sublinha que este encontro internacional está “a ganhar notoriedade quer em Portugal quer na Europa”, atribuindo esse facto “ao ecletismo da programação que surpreende a cada ano”.

“Não gosto de destacar esta ou aquela iniciativa, pois para mim tudo é um destaque; contudo, refiro a presença de uma companhia francesa [Philippe Genty] de referência no mundo, duas estreias nacionais e muitas outras iniciativas para as escolas, profissionais, adultos, crianças e para o público em geral”, sublinha o responsável que aconselha a visualização do programa para uma escolha mais acertada.

“As marionetas representam uma expressão e magia que conseguem transmitir ao público”, assegura Amândio Anastácio. “O mundo da marioneta é o mundo onde se cruza esta arte com muitas outras áreas artísticas.”

Por isso, convida todos a participarem no encontro, que começou a 22 de maio. “Vale a pena passar por Montemor-o-Novo até dia 2 de junho.”


por Rosário Silva in Renascença | 27 de maio de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Exposições

Noora Manty | MANU

Galeria da Estação - Encontros da Imagem 6 Jul a 31 Ago 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,834,738