"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um manifesto de amor felino

No mês em que Grumpy Cat, a gata mais famosa do mundo, faleceu, a Guerra e Paz, Editores, publica um livro dedicado aos felinos que marcaram a história da humanidade.


O Livro dos Gatos
, assinado por Cláudia Cabaço, apresenta-nos os gatos mais célebres e conta-nos, por exemplo, a história da gatinha «mal-disposta», mas também a de alguns dos seus companheiros que deram as suas sete vidas para fazer do mundo um lugar melhor.

O livro é o quinto da coleção Livros CMTV, e chega às livrarias e bancas de todo o país no próximo dia 29 de maio.

Independente, eternamente indomável, imprevisível. Pode não parecer uma descrição de um animal doméstico, mas o facto é que é. O gato é um animal muito especial, que, após séculos de adaptação ao humano, mantém bem vivo seu instinto felino. Mas não é por isso que não é, a par do cão, um dos maiores amigos do Homem. Sim, porque os caçadores irreverentes, que destroem cortinas e sofás, também são os mestres do «ronronar» ao colo e das brincadeiras mais divertidas.

Seguindo esse repto de amizade e companheirismo, Cláudia Cabaço decidiu arregaçar as mangas e pesquisar as histórias mais incríveis de gatos que mudaram o mundo. As conclusões do trabalho da autora resultam n’O Livro dos Gatos, um autêntico manifesto do amor felino. Um amor capaz de salvar vidas, vencer furacões, sobreviver a guerras e pressentir algo de mau. Conheça os heróis por detrás destas histórias.

No livro, conheça os companheiros felídeos de grandes figuras da literatura mundial, tais como os escritores norte-americanos Ernest Hemingway e Mark Twain.

Na política, destacam-se Socks, a gata da família Clinton, que desfilava pela Casa Branca no seu elegante smoking natural, e Humphrey, o gato mais carismático da esfera política britânica, que viveu dez anos na residência oficial do primeiro-ministro, tendo como «donos» Margaret Tatcher, John Major e Tony Blair.

A ficção também nos apresentou gatos icónicos que vivem imortalizados em filmes, séries, livros, merchandise e, sobretudo, na memória coletiva. Quem nunca ouviu falar do Garfield? Sabia que o nome do anafado e procrastinador gato cor de laranja foi uma homenagem que o criador, Jim Davis, fez ao seu avô Garfield Davis? Conheça ainda a verdadeira história por detrás do fenómeno Hello Kitty!que nasceu no Japão na década de 70, pela mão da ilustradora Yuko Shimizu, com o nome Kitty White.

Mais recentemente, a Internet também se tornou num palco privilegiado para os gatos brilharem, albergando as imagens mais amorosas, hilariantes e impressionantes destes artistas felpudos. Destaque para a Grumpy Cat, que se tornou na gata mais famosa do mundo, justamente pelo seu suposto mau humor. A verdade é que o aspeto facial da gatinha natural do estado do Arizona, EUA, se devia ao nanismo felino, uma desordem genética que atrasou o seu desenvolvimento. A gata faleceu no último dia 14 de maio, com apenas sete anos, deixando internautas de todo o mundo com muitas saudades dos seus posts nas redes sociais.

O Livro dos Gatos é o segundo de Cláudia Cabaço editado pela Guerra e Paz, Editores, precedido por O Pequeno Livro dos Cães Mais Famosos, publicado na rentrée do ano passado.
Esta é a quinta obra da coleção Livros CMTV*, resultante da parceria entre a Cofina e a Guerra e Paz, Editores. O já se encontra disponível para pré-venda no site oficial da Guerra e Paz.

O Livro dos Gatos
Não Ficção / Lazer
152 páginas · 15x23 · 11,00€
Guerra e Paz, Editores/ Livros CMTV

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,749,174