Publicações
"As Aventuras de Sherlock Holmes"
Este livro reúne alguns dos melhores contos policiais de Conan Doyle, passados em Inglaterra, no final do século XIX. O narrador é o Dr. Watson, participante e observador atento que regista com admiração as aventuras do seu amigo.
Os emocionantes casos de Sherlock Holmes continuam a conquistar leitores e criadores de todas as formas de arte, e todas as gerações.
Venha quem vier a casa do detetive para lhe solicitar conselho ou auxílio, a graça toda está em que o genial Holmes quase nem precisa de que abram a boca e digam quem são: a lama nas botas, o cheiro a tabaco, um floco de neve a derreter-se na manga do casaco, um botão descosido, resíduos de pólvora na costura de uma luva — tudo isso lhe serve para fazer um retrato fiel do cliente que quer contratar os seus serviços. in Prefácio de Maria do Rosário Pedreira
Obra de referência | Leitura recomendada para o 3.º Ciclo.
SOBRE O AUTOR
Arthur Conan Doyle nasceu a 22 de maio de 1859 em Edimburgo, Escócia, cidade onde tirou a licenciatura em Medicina, em 1885.
Durante a sua passagem pela universidade, foi aluno do médico e cirurgião Dr. Joseph Bell, cuja personalidade, inteligência e capacidades dedutivas foram a inspiração para mais tarde criar a famosa personagem de Sherlock Holmes. Possuidor de uma enorme criatividade, Conan Doyle já escrevia nos seus tempos de estudante universitário, e continuou a escrever mesmo depois de iniciar a prática médica num consultório.
A publicação de Um Estudo em Vermelho na revista Beeton’s Christmas Annual, em 1887, deu início às histórias da dupla Sherlock Holmes — um detetive genial — e Dr. Watson — o seu leal companheiro. O êxito foi tal que estas personagens continuaram a ser protagonistas de histórias que foi publicando noutras revistas e que, mais tarde, foram reunidas e publicadas em livros. Além de policiais, Conan Doyle escreveu obras de outros géneros literários e de não ficção. Em 1902, foi nomeado cavaleiro.Veio a morrer em Inglaterra, em 1930.
COLEÇÃO TESOUROS DA LITERATURA
Uma cuidada seleção de obras fundamentais da Literatura Universal, recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura e pelas Metas Curriculares de Português. Clássicos intemporais editados nas versões integrais, com prefácios estimulantes que valorizam a edição, da autoria de escritoras como Carla Maia de Almeida e Maria do Rosário Pedreira.