Publicações
"Os Desastres de Sofia"
Divertido e enternecedor, este livro revela a liberdade, a ousadia e a bondade de Sofia, uma menina com uma imaginação prodigiosa.
Os passeios pela natureza, o contacto com os animais ou as longas tardes sem nada para fazer são ocasiões perfeitas para ela explorar tudo o que a rodeia. Os desastres sucedem-se e, de todos, Sofia tira uma lição. Tal como ela aprende com os erros, também os jovens leitores aprendem com os divertidos sarilhos em que ela se mete.
Num ambiente doméstico situado entre a casa apalaçada e o espaço circundante — bosques e jardins —, as crianças desta história crescem com uma liberdade e uma criatividade que quase já não existem, inventando mil e uma maneiras de se divertirem.» in Prefácio de Carla Maia de Almeida
Obra recomendada — Leitura autónoma para o 3.º ano.
Um clássico da literatura infantojuvenil lido por várias gerações.
SOBRE A AUTORA
Condessa de Ségur é o nome por que ficou conhecida Sophie Feodorovna Rostopchine. Nasceu a 01 de agosto de 1799 em São Petersburgo, na Rússia imperial, no seio de uma família aristocrática. A sua infância foi passada em Voronovo, propriedade magnífica que pertencia à família. A sua educação foi rigorosa e incluía a aprendizagem de línguas estrangeiras, com primazia para o francês.
Em 1817, a família foi obrigada a exilar-se em Paris, e foi então que Sophie conheceu Eugène de Ségur, com quem casou em 1819, tendo tido 8 filhos.
A Condessa de Ségur começou por inventar histórias para os netos e só escreveu o seu primeiro livro aos 58 anos. Viria a publicar cerca de 20, dos quais os mais conhecidos são Os Desastres de Sofia, As Meninas Exemplares, As Férias e Memórias de Um Burro.
Estas obras tornaram-na mundialmente famosa e fazem parte do imaginário de várias gerações um pouco por todo o mundo. Morreu em Paris no ano de 1874 e é considerada uma das mais importantes escritoras de língua francesa do século XIX. As obras da Condessa de Ségur continuam a ser lidas, publicadas e adaptadas a outras formas artísticas, como o teatro e o cinema.
COLEÇÃO TESOUROS DA LITERATURA
Uma cuidada seleção de obras fundamentais da Literatura Universal, recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura e pelas Metas Curriculares de Português. Clássicos intemporais editados nas versões integrais, com prefácios estimulantes que valorizam a edição, da autoria de escritoras como Carla Maia de Almeida e Maria do Rosário Pedreira.