"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Luca Argel dá voz a José Mário Branco em disco de homenagem

José Mário Branco, 76 anos, «do Porto, é português, pequeno burguês de origem, filho de professores primários, artista de variedades, compositor popular, aprendiz de feiticeiro» (FMI).


Disse-nos há muito tempo que muito mais vivo que morto, podemos contar com ele para cantar e para o resto. E é isso que temos feito, ouvindo tudo o que tem para nos dizer.

A música e as palavras são intemporais, inspiradoras e transversais. Por isso, não é de estranhar que haja tantos e tão diferentes artistas que já pegaram na música do Zé Mário e a transformaram. E outros que foram desafiados a fazê-lo, e responderam com vontade e entusiasmo.

Juntando todos, fizemos “UM DISCO PARA JOSÉ MÁRIO BRANCO”, que será lançado a 24 de Maio. Um dia antes do seu 77º aniversário. Até essa data, o disco está em pré-venda em exclusivo na loja iTunes.

Luca Argel, Marfa, Osso Vaidoso, Batida, Primeira Dama, Guta Naki, Ermo e João Grosso assinam as versões inéditas para “UM DISCO PARA JOSÉ MÁRIO BRANCO”. Juntam-se ao alinhamento interpretações de Camané, JP Simões, Lavoisier, The Walkabouts, SINGLE, Peste & Sida, Ruas e Mão Morta, em versões editadas previamente, que confirmam a actualidade e urgência do legado de José Mário Branco.

Para já, Luca Argel apresenta a sua versão de “Queixa das Almas Jovens Censuradas”. Uma música composta por José Mário Branco para poema de Natália Correia no álbum "Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades" de 1971. O videoclipe oficial está já disponível no Youtube.

«A primeira lembrança que tenho a respeito dele é a de uma figura política, cuja integridade e generosidade conquistaram de forma arrebatadora os corações dos primeiros amigos portugueses que fiz ao chegar na cidade — tudo pessoal de uma espécie de okupa anarquista chamada Casa Viva, que existia ali na praça do Marquês. Esta casa deve ter sido o primeiro sítio onde toquei no Porto.

Lá, não muito tempo antes, também o próprio José Mário havia feito (de graça!) um memorável concerto benefit. Vezes sem conta ouvi o pessoal da casa me contar esta história, cheios de orgulho e de carinho pelo homem. Eu, portanto, já tinha por ele muita estima quando fui finalmente ouvir sua música. E a partir de hoje serei eu a contar orgulhoso, repetidas vezes, a história não de quando assisti a Zé Mário, mas de quando o cantei.» - Luca Argel

"UM DISCO PARA JOSÉ MÁRIO BRANCO"
APPLE MUSIC | YOUTUBE

Alinhamento do disco: 

1. Luca Argel - Queixa das Almas Jovens Censuradas (inédito)
2. Marfa - Engrenagem (inédito)
3. Osso Vaidoso - Cantiga da Velha Mãe e dos Seus Dois Filhos (Mãe Coragem) (inédito)
4. Batida feat. AF Diaphra - A Cantiga Is The Weapon (inédito)
5. Primeira Dama - Tiro-no-liro (inédito)
6. Guta Naki - Canto dos Torna-Viagem (inédito)
7. Ermo - Eram Mais de Cem (inédito)
8. JP Simões - Inquietação
9. Camané -  Fado Penélope
10. Lavoisier - Eu Não Me Entendo
11. The Walkabouts - Hard Winds Blowin' (Sopram Ventos Adversos)
12. SINGLE - Cantiga Para Pedir Dois Tostões
13. Peste & Sida - Década de Salomé feat. José Mário Branco
14. Ruas - Comboios Parados
15. José Mário Branco e Mão Morta- Loucura    
16. João Grosso - FMI  (inédito)

Agenda
Exposições

Noora Manty | MANU

Galeria da Estação - Encontros da Imagem 6 Jul a 31 Ago 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,834,747