Notícias
Exposição EXPANDED inaugurada durante a Bienal de Veneza com representações portuguesas
Cerca de 150 visitantes estiveram presentes na inauguração da Exposição EXPANDED, que teve lugar no passado dia 9 de maio, nos jardins da Fondazione Giorgio Cini, em Veneza. Carsten Höller, Julião Sarmento e Marina Abramovic são os três artistas de renome que apresentam criações originais com pedra portuguesa.
A Exposição EXPANDED, resultante de um projeto de pesquisa e investigação alicerçado à arte, é apresentada durante a 58ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza de 2019, um dos maiores eventos de arte contemporânea do mundo.
A EXPANDED faz parte do ciclo de exposições internacionais Primeira Pedra, promovidas pela Assimagra – Recursos Minerais em Portugal, com curadoria da experimentadesign. Depois de apresentar Resistance, durante a Bienal de Arquitetura de 2016, o programa pretende agora revelar o potencial da Pedra Portuguesa, explorando as suas excecionais qualidades estéticas e a proficiência da indústria associada à sua extração e transformação, através do desenvolvimento de utilizações inovadoras e aplicações desta matéria-prima atemporal.
Julião Sarmento, um dos mais renomados artistas contemporâneos de Portugal; Carsten Höller, o artista alemão nascido na Bélgica, com uma abordagem profundamente única e multidisciplinar, e Marina Abramovic, a artista sérvia e pioneira na área da performance foram os três artistas que aceitaram o desafio de criar peças que enfrentem os limites da perceção material de pedra.
As obras desenhadas, com produção e fornecimento de pedra das empresas Airelimestones, Grupo Galrão, Julipedra, Pedra Secular e Solancis, exploram a perceção de espaço, escala, tempo e lugar, assim como a possibilidade da expansão das limitações culturais auto-impostas.
A exposição pode ser visitada até 24 de novembro de 2019, durante a 58ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza.
Sobre experimentadesign
experimentadesign é uma unidade de produção de conhecimento com sede em Portugal e reconhecida internacionalmente atuando como uma plataforma de comunicação ativa para design, arquitetura e cultura de projetos.
O campo de atuação da experimentadesign é a produção cultural contemporânea, praticada a partir de uma perspetiva inclusiva, multidisciplinar e transversal.
A atividade da experimentadesign alia o pensamento crítico, o desenvolvimento conceitual e a criatividade contemporânea, resultando numa intervenção consistente e incisiva nos contextos sociais, culturais e económicos que envolve. Mais conhecido pelo seu projeto emblemático — a Bienal EXD — a experimentadesign construiu uma importante rede de renomados profissionais criativos nacionais e internacionais, bem como um know-how incontestável em design estratégico.
Fortemente comprometido com a inovação e aberto a novos desafios e contribuições, é uma plataforma de trabalho e discussão empreendedora que vê a cultura como um elemento-chave para o desenvolvimento sustentável na sociedade contemporânea.
Sobre ASSIMAGRA
ASSIMAGRA é uma associação portuguesa privada, sem fins lucrativos, fundada em 1964, que representa os recursos minerais de Portugal e tem orientado a sua intervenção na promoção dos recursos minerais portugueses, com vista a alargar a sua economia, reconhecimento social e cultural, fundado em princípios e valores que sempre proporcionam sustentabilidade e equilíbrio no ambiente onde estão inseridos.
Incentivar a inovação e a qualificação empresarial, apoiar os mercados externos, as políticas de planeamento e ordenamento do território, melhorar as competências e as condições de trabalho, valorizar as boas práticas profissionais, a autorregulação no sector e a promoção nacional e A pedra internacional portuguesa são práticas e competências específicas da associação-que atualmente tem mais de 240 PME associadas-cujas competências têm sido reforçadas, ano após ano, ao longo dos seus mais de 50 anos de história.