"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Projeto de educação para a conservação do Jardim Zoológico prevê plantar 100 árvores

A 19 de maio floresce, em conjunto com a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, o projeto Clube da Natureza. Para comemorar o Dia Internacional da Família e no âmbito do novo projeto, os participantes vão trazer mais vida ao ParqueBensaúde.


O Jardim Zoológico, em parceria com a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica(JFSDB), faz florescer um novo projeto enquadrado na Educação para a Conservação – o Clube da Natureza – dirigido à comunidade e com início no dia 19 de maio, em comemoração do Dia Internacional da Família.

Vencedor do prémio da Associação Mundial de Zoos e Aquários (WAZA), no âmbito da “Nature Connect Grant”, este novo projeto tem como objetivo o desenvolvimento de diversas iniciativas gratuitas nos espaços verdes da Freguesia de São Domingos de Benfica onde o Jardim Zoológico se insere, através de um passaporte que incentiva as famílias a contatarem diretamente com a natureza e apoiarem a sua conservação.

Clube da Natureza trará, assim, ao Dia Internacional da Família a atividade “Árvores com História”, uma atividade gratuita com necessidade de inscrição prévia, que desafia as famílias a plantar uma árvore no Parque Bensaúde, em São Domingos de Benfica. O Jardim Zoológico prevê plantar cerca de 100 árvores que serão posteriormente identificadas com o nome das famílias que as plantarem para poderem acompanhar o seu crescimento.

Através desta iniciativa as famílias vão plantar oliveiras, medronheiros e carvalhos, tornando este espaço verde em algo único na cidade. Para além da plantação de cerca de 100 árvores, esta ação visa o fortalecimento da relação entre os adultos, as crianças e a natureza.

No âmbito do projeto Clube da Natureza, cada família terá direito um passaporte, onde regista o trajeto da sua viagem pelos espaços verdes a percorrer. Há atividades fixas que têm como cenário as zonas verdes da JFSDB (plantação de árvores, construção de abrigos para aves e insetos, workshops…) e que serão acompanhadas por Educadores do Jardim Zoológico, e atividades pedagógicas complementares que não têm uma data fixa para a sua concretização e que pretendem levar os participantes a desfrutar da proximidade com a natureza de forma autónoma.

O projeto Clube da Natureza termina no dia 16 de fevereiro de 2020, com um evento no auditório do Jardim Zoológico, onde serão entregues prémios para distinguir as famílias mais empenhadas – desde bilhetes para o Zoo, descontos e Sábados Selvagens.

Participe nas atividades do Clube da Natureza e desfrute de momentos memoráveis em família, com a certeza de que em cada atividade estará a contribuir para a conservação da natureza. 

AGENDA:

Árvores com História
Dia 19 de maio, das 10h às 13h, no Parque Bensaúde.
Inscrições: Inscreva-se aqui (A participação requer inscrição prévia e está sujeita às vagas existentes)

Workshop “Construção de abrigos para aves e insetos”
Dia 1 de junho, das 9h às 18h, na zona franca do Jardim Zoológico
Dias 1 e 2 de junho, das 9h às 18h, na Quinta da Alfarrobeira

Impacto do plástico
Dia 8 de junho, sessões às 10h30 e 12h00, no coreto do Jardim Zoológico.
Inscrições: Inscreva-se aqui (A participação requer inscrição prévia e está sujeita às vagas existentes)

Fotopaper Fauna e flora da Freguesia de São Domingos de Benfica
De 1 de junho a 31 de agosto, nos espaços verdes da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.

Festa dos Avós
Dias 26, 27 e 28 de julho, na zona franca do Jardim Zoológico.

Dia da Conservação
Dia 28 de julho, na zona franca do Jardim Zoológico.

Limpeza da mata de São Domingos de Benfica
Dia 13 de outubro, na Mata de São Domingos de Benfica.

Exposição de Fotografia
Dia 16 de fevereiro, no auditório do Jardim Zoológico.

Evento final de entrega de prémios
Dia 16 de fevereiro, no auditório do Jardim Zoológico.

Sobre o Jardim Zoológico:
A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliados a estes fatores estão as vertentes pedagógicas e lúdicas. O Jardim Zoológico foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, atualmente acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 300 espécies. No dia 28 de maio de 2018 celebrará 135 anos.

Sobre a WAZA – Associação Mundial de Zoos e Aquários:
O Jardim Zoológico é membro da WAZA – World Association of Zoos and Aquariums – desde o início dos anos 90. A associação é constituída por 400 instituições e organizações líderes em todo o mundo, incentivando-as a manter os mais altos padrões de bem-estar dos animais, em prol da conservação das espécies e dos seus habitats. A WAZA é a voz de uma comunidade global de zoos e aquários, atuando como uma plataforma de comunicação com o objetivo de, através da educação ambiental, inspirar e sensibilizar os cerca de 700 milhões de visitantes que anualmente visitam os zoos e aquários em todo o mundo.

Sobre o Parque Bensaúde:
O Parque Bensaúde é um espaço público com cerca de 3,5 hectares, que data do século XVII. Localizado entre a Rua Francisco Baía e a Estrada da Luz, apresenta um património natural, rico e único na cidade de Lisboa com bastantes árvores notáveis, como por exemplo o maior e mais antigo sobreiro identificado na capital. Do arvoredo deste parque destacam-se dois exemplares de Quercus ilex spp. (azinheira-italiana), um de Acer campestre L. (bordo-comum) e uma Corymbia ficifolia (eucalipto-de-folha-vermelha).

Para mais informações visite www.zoo.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,167,875