Notícias
Inês Pedrosa no Pen America World Voices Festival, em Nova Iorque
Depois do festival, a autora participará numa sessão com alunos da Universidade de Berkeley, na Califórnia.
Inês Pedrosa, autora da Porto Editora, participará na próxima semana no Pen America World Voices Festival, um importante festival literário criado em 2005 por Salman Rushdie, que decorrerá em Nova Iorque, entre 6 e 12 de maio. Depois de Nas Tuas Mãos, chega às livrarias em junho a edição americana, também pela Amazon Crossing, do romance Fazes-me Falta, ambos traduzidos por Andrea Rosenberg.
Inês Pedrosa participará neste Festival em três momentos: a 9 de maio, com uma leitura/apresentação do seu trabalho; a 10 de maio, no debate «As Pessoas, os Locais e a Política», com a escritora australiana Felicity Castagna e a escritora britânica Isabella Hammad, e a 11 de maio, no debate sobre a força das mulheres na literatura, com a norte-americana Jennifer Egan e a turca Elif Shafak. O programa completo do Festival pode ser consultado em: https://worldvoices.pen.org/
Após o festival, Inês Pedrosa deslocar-se-á ainda à Califórnia, de 12 a 15 de maio, para conversar sobre o seu trabalho com os alunos da Universidade de Berkeley, onde esteve como escritora-residente em 2005, e onde a sua obra foi objeto de uma tese de doutoramento (Deolinda M. Adão, As Herdeiras do Segredo – Personagens Femininas na Ficção de Inês Pedrosa, Texto Editores, 2013).
Sobre In Your Hands:
«Portugal através de uma voz de mulher é Amália Rodrigues com os seus fados divinamente nostálgicos; e agora é Inês Pedrosa com este romance poderosamente evocativo e comovente.» – Laura Restrepo
«Repleto de sabedoria e beleza como poucos romances que conheço.» – Jaime Manrique
«Este apaixonante, impressionante romance está agora em inglês pela primeira vez.» – Philadelphia Inquirer
A AUTORA
Inês Pedrosa nasceu em 1962. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou na imprensa, na rádio e na televisão, tendo recebido vários prémios de jornalismo. Foi diretora da Casa Fernando Pessoa entre 2008 e 2014. Manteve durante anos uma crónica semanal no Expresso, que foi galardoada, em 2007, com o Prémio Paridade da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Até outubro de 2016, foi colunista do semanário Sol. Publicou 18 livros, entre os quais se destacam 7 romances: A Instrução dos Amantes, Nas Tuas Mãos (Prémio Máxima de Literatura), Fazes-me Falta, A Eternidade e o Desejo (finalista do Prémio Portugal Telecom 2009 e do Prémio Correntes d' Escritas 2010), Os Íntimos (Prémio Máxima de Literatura), Dentro de Ti Ver o Mar e Desamparo (2015). Publicou ainda duas novelas fotográficas: Carta a Uma Amiga (sobre fotografias de Maria Irene Crespo), e Do Grande e do Pequeno Amor (sobre fotografias e em coautoria com Jorge Colombo), bem como os livros de contos Fica Comigo Esta Noite e Desnorte (2016). É também autora da Fotobiografia de José Cardoso Pires, da coletânea de biografias 20 Mulheres para o Século XX, do livro de entrevistas Anos Luz, do livro de crónicas Crónica Feminina, da narrativa de viagem No Coração do Brasil – Seis Cartas ao Padres António Vieira bem como de dois livros infantis: Mais Ninguém Tem (ilustrações de Jorge Colombo) e A Menina Que Roubava Gargalhadas (ilustrações de Júlio Pomar). Organizou uma antologia de poesia portuguesa, Poemas de Amor, e uma antologia de contos sobre a amizade, Os Melhores Amigos. Em 2016, publicou o livro de citações As Lições de Vida de William Shakespeare, o qual organizou e traduziu. Escreveu duas peças de teatro: Doze Mulheres e Uma Cadela e Socorro, Estou Grávida! (em coautoria com Patrícia Reis). A sua obra encontra-se publicada no Brasil, em Espanha, em Itália, na Alemanha, na Croácia e nos Estados Unidos da América. O Processo Violeta é o seu livro mais recente.