"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Graça Morais: as múltiplas faces da humanidade

«As múltiplas faces da natureza humana, com as suas fragilidades e as suas aterrorizadoras atitudes predatórias.» É esta a mensagem que irá encontrar em Metamorfoses da Humanidade, um livro-catálogo publicado por ocasião da exposição homónima da pintora portuguesa Graça Morais, que está patente ao público no Museu Nacional de Arte Contemporânea no Chiado.


O último trabalho de Graça Morais, uma das maiores pintoras portuguesas da atualidade, está exposto no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) desde o último dia 22 de março. Metamorfoses da Humanidade é o título da exposição composta por cerca de 80 desenhos ­—criados pela artista ao longo do ano 2018 — que nos mostram «como num espelho quebrado, os múltiplos reflexos dos nossos muitos medos quotidianos: a guerra, a exclusão, a perda absoluta, a fome, a morte».

O livro-catálogo da exposição, cujo design é da autoria do Professor José Brandão, foi co-editado pelo MNAC e pela Guerra e Paz, Editores e está disponível para venda não só na exposição, como nas livrarias de todo o país.

Os trabalhos de Graça Morais reproduzidos no livro Metamorfoses da Humanidade confrontam-nos com as grandes tensões do nosso tempo, com a fragilidade da condição humana e com os nossos medos mais íntimos. Um aperitivo para a visita à exposição, que, segundo Graça Morais, é um «reflexo das múltiplas faces da natureza humana, com as suas fragilidades e as suas aterrorizadoras atitudes predatórias».

A edição inclui ainda textos dos curadores da exposição, Jorge da Costa e Emília Ferreira, da historiadora Raquel Henriques da Silva e da francesa Jeanette Zwingenberger, membro da Associação Internacional de Críticos de Arte. Esta é uma co-edição da Guerra e Paz, Editores e do MNAC.

Depois de Bragança (Centro de Arte Contemporânea Graça Morais) em 2018, Metamorfoses da Humanidade estará em Lisboa até dia 2 de junho. A exposição rumará depois para o Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, em que permanecerá entre 25 de julho e 29 de setembro.

Esta é a segunda vez que a Guerra e Paz publica Graça Morais. Em 2018, editou, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Autores, o livro Graça Morais: A Grande Arte Tem a Dimensão do Mistério. Uma entrevista biográfica que a pintora concedeu ao escritor José Jorge Letria, que faz parte da colecção O Fio da Memória

Sinopse
Este é um livro-catálogo, publicado por ocasião da exposição Metamorfoses da Humanidade. Os trabalhos de Graça Morais reproduzidos neste livro confrontam-nos com as grandes tensões do nosso tempo e com os nossos medos mais íntimos. No cortejo de mutantes que constituem estas séries, denominadas, não por acaso, Humanidade, reconhecemos homens, mulheres e crianças, habitantes de todos os lugares, mas que, sob a imensa fragilidade da sua condição, mantêm a capacidade de resistência e a força da dignidade humana. Inclui textos de Jorge da Costa, Emília Ferreira, Raquel Henriques da Silva e Jeanette Zwingenberger.

Biografia de Graça Morais

Graça Morais nasceu no Vieiro, Trás-os-Montes, em 1948. Concluiu o Curso Superior de Pintura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto e é membro da Academia Nacional de Belas-Artes. Foi agraciada com o grau de grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Desde 1974, realiza e participa em mais de uma centena de exposições individuais e colectivas, dentro e fora do país, destacando-se a representação de Portugal na 17.ª Bienal de São Paulo (1983) e a exposição La Violence et la Grâce, na Fundação Calouste Gulbenkian em Paris (2017), onde também decorreu o colóquio internacional O Mito e a Metamorfose, que reuniu uma vintena de especialistas da obra da pintora. Ilustrou e colaborou com José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen, Agustina Bessa-Luís, Miguel Torga, Pedro Tamen, Nuno Júdice, entre outros escritores. Em 2008, foi inaugurado o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,752,626