"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Os corvos do Indielisboa estão a chegar

De 2 a 12 de maio, mais de 250 filmes, 50 dos quais portugueses, são mostrados no âmbito da 16.ª edição do Indie, que recebe a concurso novos filmes de Catarina Ruivo, Margarida Gil, Ico Costa ou Tiago Guedes.

A Minha Avó Trelótótó, híbrido ficção/documentário de Catarina Ruivo DR Tragam-me a Cabeça de Carmen M., de Catarina Wallenstein e Felipe Bragança DR Tristeza e alegria na vida das girafas de Tiago Guedes DR


“A Primavera chega e os corvos chegam com ela e instalam-se na Culturgest.” Foi assim que Mark Deputter, diretor artístico daquela instituição, deu o pontapé de saída para a apresentação do programa da 16.ª edição do Indielisboa. O corvo lisboeta é, claro, a “mascote” gráfica do certame, “ponto alto da programação” da Culturgest, nas palavras de Deputter, e que este ano corre de 2 a 12 de maio.

A um mês do arranque do festival, então, a equipa Indie fez já a “ocupação” do espaço que vai servir como “centro” oficial do certame, cujo segundo eixo, do Bairro Alto ao Marquês, abarca as salas dos cinemas São Jorge e Ideal e da Cinemateca Portuguesa. E foi na Culturgest que Carlos Ramos, Nuno Sena e Miguel Valverde, diretores do Indie, apresentaram o programa 2019 em conferência de imprensa, destacando os grandes “eixos” de um festival que teve, em 2018, 37.348 espectadores – o segundo melhor resultado de público de sempre para o Indie, ultrapassado apenas pelos 40 mil espectadores de 2010.

IndieLisboa 2019 anuncia vagabundos, exilados e Brasil a rodos

Trata-se, então, de “trabalhar com o objetivo de sustentar” esse número, nas palavras de Sena, com um festival que o responsável diz ter um ligeiro aumento de orçamento (1,137,000 euros para 2019). Parte significativa do programa já tinha sido anunciado – a abertura a 2 de maio com The Beach Bum de Harmony Korine e o encerramento a 12 com Synonymes de Nadav Lapid; as retrospetivas dedicadas à musa da Nouvelle Vague Anna Karina e ao novo cinema brasileiro, o foco Silvestre dado à dupla francesa Caroline Poggi/Jonathan Vinel, em tempo de passagem à longa depois de uma série de curtas aclamadas em festivais.

Mas, como sempre, é para os títulos portugueses que se virou a atenção nesta conferência, visto que era a presença nacional que estava ainda “no segredo dos deuses”. Nas longas-metragens, concorrem seis títulos, dois dos quais em estreia mundial, assinados por realizadoras em regresso à competição do festival: Mar, de Margarida Gil, cujo Adriana venceu o concurso nacional em 2005; e A Minha Avó Trelótótó, híbrido ficção/documentário de Catarina Ruivo, que mostrou Em Segunda Mão na edição 2012.

Os outros quatro serão estreias nacionais de filmes que tiveram estreia noutros festivais – Alva, primeira ficção longa de Ico Costa (Roterdão); Campo, o documentário de Tiago Hespanha sobre o campo de tiro de Alcochete (Cinéma du Réel); Tragam-me a Cabeça de Carmen M., elogio multiculturalista de Catarina Wallenstein e Felipe Bragança (Tiradentes); e a comédia dramática de Tiago Guedes Tristeza e Alegria na Vida das Girafas (Guadalajara).

Nas curtas, serão 17 títulos dos quais 11 em estreia mundial: para lá de curtas que já estiveram em festivais como Past Perfect de Jorge Jácome, Grbavica de Manel Raga Raga e Fordlandia Malaise de Susana de Sousa Dias, haverá tempo para descobrir Filomena de Pedro Cabeleira, o autor de Verão Danado; Espectros da Terra, da prolífera dupla formada por Clara Pais e Daniel Fawcett; ou Invisível Herói, com o qual a luso-francesa Cristèle Alves Meira sucede a Campo de Víboras.

Nas palavras de Miguel Valverde, trata-se de “reconhecer os filmes e os autores em que acreditamos, o cinema que estamos a fazer [em Portugal] mas não apenas um certo tipo de cinema”. Esse reconhecimento prolonga-se aos Novíssimos (14 primeiras obras em contexto escolar, entre as quais uma longa, o documentário A Casa e os Cães de Madalena Fragoso e Margarida Meneses) e às sessões especiais. Haverá a estreia nacional de Hotel Império, a mais recente ficção de Ivo M. Ferreira, acompanhada pela exibição dos primeiros dois episódios da série que dirigiu, Sul; e novos filmes de Margarida Cardoso (o documentário Understory) e Marta Pessoa (Donzela Guerreira), a par de Um Ramadão em Lisboa, filme coletivo a doze mãos (Amaya Sumpsi, Carlos Lima, Catarina Alves Costa, Joana Lucas, Raquel Carvalheira e Teresa Costa).

Nuno Sena quis ainda dar um especial destaque ao IndieJunior, a secção dedicada aos mais jovens, que é já “um festival dentro do festival”, e aquela que é, nas suas palavras, “a maior secção do festival em termos de público”. Da programação 2019 destacam-se um filme-concerto em colaboração com a Casa da Música, com António Serginho, Óscar Rodrigues e Pedro Cardoso a musicarem filmes mudos de Chaplin e Keaton, e uma sessão dedicada à animação polaca dos anos 1960, à sombra de Vasco Granja e das curtas que exibia no seu programa da RTP.

Estes títulos juntam-se às já anunciadas dez longas do concurso internacional, todos primeiras, segundas e terceiras obras: Bait do inglês Mark Jenkin, De los nombres de las cabras dos espanhóis Silvia Navarro e Miguel Morales, De nuevo outra vez da argentina Romina Paula, Jessica Forever de Caroline Poggi e Jonathan Vinel, Lost Holiday dos americanos Thomas e Michael Matthews, Ne travaille pas (1968-2018) do francês César Vayssié, Present.Perfect da chinesa Shengze Zhu, Thou Shalt Not Kill dos romenos Gabi Virginia Sarga e Catalin Rotaru, So Pretty de Jessie Jeffrey Dunn Rovinelli e Temporada do brasileiro André Novais Oliveira.

A programação completa pode já ser consultada no site oficial e os bilhetes podem ser comprados a partir de 18 de abril. 


por Jorge Mourinha in Público | 2 de abril de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,838,081