Publicações
50 alimentos imprescindíveis e as poderosas combinações entre eles
A nutricionista Margarida Vieira, fundadora do site Stop Cancer Portugal, lança um guia de alimentação saudável baseado num princípio essencial: Não há superalimentos, há combinações poderosas de alimentos. Este livro propõe as melhores combinações de frutos e vegetais, adaptados a cada estação.
Os alimentos não produzem um efeito isolado: agem em conjunto quando ingeridos na mesma refeição. Saber combinar os diferentes tipos de alimentos passa por um princípio básico - nenhum alimento deve ser posto de parte, a menos que haja uma intolerância ou uma alergia alimentar. E tão importante como os alimentos que comemos é a maneira como os combinamos.
O objetivo deste livro é dar a conhecer os alimentos típicos de cada estação, para que os possa incluir, de forma consciente, na sua alimentação diária. Com mais conhecimento, as escolhas que fazemos podem melhorar bastante a forma como vivemos.
A seleção dos 50 frutos e vegetais que este livro apresenta ensinará o leitor a fazer milhares de combinações, mesmo à medida das quatro estações.
«Não há superalimentos: há combinações poderosas de alimentos. Tal como não há super-heróis, mas equipas com estratégias e soluções vencedoras. Esta na hora de escolher a sua equipa, usar a criatividade e experimentar 1000 combinações de alimentos para fazer refeições completas.»
A Nascente disponibiliza as primeiras páginas para leitura aqui.
Margarida Vieira é nutricionista e formou-se em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto em 1991.
Mestre em Nutrição Clínica com especialização em Reumatologia pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, é Doutora em Estudos da Criança, na especialidade de Saúde Infantil, pela Universidade do Minho. Atualmente divide o seu tempo entre a nutrição clínica e a gestão do peso no Hospital CUF Porto, a investigação na prevenção da obesidade infantil no Centro de Investigação em Estudos da Criança, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, e o desenvolvimento de projetos de promoção da saúde na área da saúde comunitária.
Fundou, em 2010, o site Stop Cancer Portugal - adotar um estilo de vida saudável, um projeto educativo para a prevenção do cancro e a promoção da saúde.