"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A incorrigível vida voltou a imitar a arte

O romance, A Definição do Amor, de Jorge Reis-Sá, antecipou dois milagres. 


O mais recente ocorreu ontem, no Hospital de São João, no Porto, com o nascimento do segundo bebé de uma gravidez em que a mãe estava em morte cerebral. O primeiro tivera lugar em junho de 2016, num caso semelhante, no Hospital de São José, em Lisboa. Dádiva divina? Obra-prima da medicina? De certo, um ato de amor.

Ontem, dia 28 de março, a vida voltou a vencer a morte quando Catarina Sequeira, canoísta de 26 anos, deu à luz o seu filho Salvador, 56 dias após ter entrado em morte cerebral. A jovem atleta, natural de Vila Nova de Gaia, não resistiu a um ataque de asma em dezembro de 2018, mas os médicos mantiveram-na ligada a um ventilador para salvar a sua gravidez. Habituada a competir e a vencer, Catarina venceu, uma última vez, a morte, gerando uma nova vida.

Em 2016, Portugal comoveu-se e orgulhou-se com o primeiro caso de um «bebé milagre». O nascimento deu-se no Hospital de São José, em Lisboa, e a mãe esteve quatro meses em morte cerebral. Nunca em Portugal se tinha conseguido nada semelhante.

Ou melhor, já tinha acontecido, se considerarmos que a arte molda de alguma maneira a vida. O romance de Jorge Reis-Sá, A Definição do Amor, editado pela Guerra e Paz, Editores em abril de 2015, trata exactamente este tema. Um homem, marido e pai, reflete, angustia-se, espera e vive, semana após semana, à beira de uma cama onde a mulher, que amou e ama, está em coma, grávida. Pensa, sofre e espera o nascimento de um filho, o mesmo milagre que, na vida real, sempre pronta a imitar a arte, os heróicos médicos de São João e São José conseguiram realizar.

A humilde arte está, neste caso, numa livraria próxima de si, à espera do pequeno milagre que é cada nova leitura.     

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,751,920