Publicações
Ragnarök: O Fim dos Deuses, um livro poético e urgente
De A. S. Byatt, vencedora do Man Booker Prize, Ragnarök: O Fim dos Deuses é um livro encantatório, no qual a intensidade autobiográfica e a reconstrução poética dos mitos nórdicos contribuem para delinear um inquietante paralelismo entre o Crepúsculo dos Deuses e a destruição dos recursos do planeta por parte da nossa civilização.
Enquanto as bombas da Blitz arrasam a cidade de Londres, uma menina de cinco anos, posta a salvo no paraíso do campo inglês, encontra companhia na leitura de um grande volume encadernado sobre os mitos nórdicos. Ódin, Loki, Baldur e a terra de Midgard desfilam avidamente pelos seus olhos, tornam-se nomes e locais familiares, abrindo uma janela para a exploração de um mundo que é, afinal, espelho do seu.
Um livro encantatório, no qual a intensidade autobiográfica e a reconstrução poética dos mitos nórdicos contribuem para delinear um inquietante paralelismo entre o Crepúsculo dos Deuses e a destruição dos recursos do planeta por parte da nossa civilização.
«Byatt criou um novo mundo, sucinto mas vibrante em pormenores. Com escritoras assim, quem precisa de deuses?» - Observer
«A prosa de Byatt é majestosa, e é um prazer perdermo-nos em todas as luxuriantes descrições, belíssimas num momento e, logo a seguir, violentíssimas.» - Sunday Telegraph
A. S. Byatt nasceu em Yorkshire, em 1936. Deu aulas no Extra-Mural Department da Universidade de Londres e na Central School of Art and Design, e, em 1972, tornou-se Professora de Literatura Inglesa e Americana na University College, em Londres.
Em 1983, abandona esta ocupação para se tornar escritora a tempo inteiro. Reconhecida internacionalmente pela qualidade das suas obras, foi vencedora do Man Booker Prize com Possessão (ed. Sextante, 2010).
Foi galardoada como Comendadora da Ordem do Império Britânico, em 1990, e, em 1999, com o grau de Dama-Grã-Cruz.
>> Saiba mais aqui