"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Dor, amor, utopia e revolução": Obra que pretende quebrar com uma geração

Aos 18 anos, Diogo Alexandre lançou o seu primeiro livro de poesia. Os poemas são originais, fortes e, marcadamente, críticos, pois, afirma o Autor, importa «quebrar com os pensamentos de uma geração que não entende o amor como revolução».


Diogo Alexandre lançou, recentemente, a Obra “Dor, amor, utopia e revolução”, com chancela Chiado Books. Trata-se do primeiro livro de poemas originais do Autor, ilustrado por Vasco Maia e Moura. É objetivo «comover e mobilizar, à medida que os meus sentimentos vão invadindo o sistema límbico de quem o lê», partilha.

«Pretendo quebrar com normas castradoras, com o saudosismo com que olhamos para a História de Portugal, com a forma como ignoramos, por falta de empatia ou alienação em relação às realidades sociais, o racismo, o machismo, a homofobia e a transfobia», explica este nosso Autor nascido em Setúbal, tal como revela, no primeiro inverno do ano 2000.

Diogo Alexandre diz-se marcado por uma geração desprovida de sentimentos e na qual ainda «é tabu ter uma posição política “demasiado radical”, onde não sonhamos nem devemos sonhar muito», explica.

“Dor, amor, utopia e revolução” assume-se, assim, como uma forma de procurar «unir, em torno deste livro, quem não se identifica com esta sociedade de emoções reprimidas e de grupos e classes oprimidas». 

De Ernest Hemmingway à força revolucionária das palavras

A escrita tornou-se parte de si, cedo. O primeiro contacto com um “livro de crescidos” aconteceu aos 12 anos - “Por Quem os Sinos Dobram”, de Ernest Hemmingway, fê-lo aventurar-se: sentimentos, experiências e a força revolucionária rapidamente se foram transformando em palavras.

Diogo Alexandre diz-se um activista e não esconde, por isso, uma voz ativa na luta pelos Direitos Humanos ou nas lutas estudantis.

Obra publicada pela Chiado Books

A Chiado Books é uma chancela do Chiado Grupo Editorial,  a maior editora do mundo em Língua Portuguesa em volume de obras publicadas.  Ao celebrar, em 2018, 10 anos, o Chiado Grupo Editorial confirma que mais do que uma missão, publicar livros é a paixão que move toda a equipa.  Com sede, em Alcântara (Lisboa), o Chiado Grupo Editorial trabalha, também, outras chancelas, nomeadamente a Chiado Publishers e a Chiado Books Kids.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,752,152