"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um retrato de Marcelo – Presidente todos os dias

Felisbela Lopes e Leonete Botelho analisam os três anos da Presidência de Marcelo Rebelo de Sousa e os seus efeitos na esfera política nacional e internacional.


Após vencer as eleições presidenciais, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou ao país como iria exercer o seu mandato. Sem qualquer aparato protocolar ou de segurança, deslocou-se a pé para a cerimónia de tomada de posse, na Assembleia da República.

Nas vésperas da comemoração do terceiro aniversário desta data – dia 9 de março –, este livro revela a influência de Marcelo Rebelo de Sousa no país político e também nos assuntos internacionais, a partir de dezenas de entrevistas a jornalistas, amigos, staff presidencial e personalidades como Eduardo Ferro Rodrigues ou Luís Marques Mendes.

Sem fugir às histórias que sustentam a imagem de homem de afetos, sempre pronto para uma das famosas selfies ou para um abraço de conforto em situações difíceis, Felisbela Lopes e Leonete Botelho fazem um retrato rigoroso da personalidade, ações e também das motivações de Marcelo Rebelo de Sousa, contando ainda episódios inéditos, menos conhecidos e outros tantos caricatos. 

SOBRE O LIVRO

«Personalidade de inteligência fulgurante, Marcelo Rebelo de Sousa tem sabido introduzir no exercício da Presidência da República uma proximidade e um sentido de afeto que só valorizam essa magistratura.»
António Guterres

«Marcelo Rebelo de Sousa é o Presidente de um tempo novo. Este livro retrata-nos esse Presidente e o papel decisivo que tem assumido na recuperação da confiança dos Portugueses nas instituições democráticas (…).»
Eduardo Ferro Rodrigues

«Marcelo Rebelo de Sousa consegue pôr-se no lugar dos outros, exercício indispensável se se quer alertar consciências e falar em nome de quem não tem voz. Mais do que da simpatia, eu chamar-lhe-ia o Presidente da empatia.»
Catarina Furtado

SINOPSE
Poucos políticos portugueses alcançaram a popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa. Com ele, a Presidência da República foi para a rua ao encontro do povo, quebrando formalismos e protocolos.

Este Presidente é a prova de como os afetos contam em política e de como podem ajudar a travar outros populismos, ainda que corra o risco de ser acusado de banalizar a função. Sem deixar de ser um homem de consensos, Marcelo também não deixou de pressionar o Governo e de condicionar a oposição, nem de marcar pontos na política internacional.

Seguindo Marcelo Rebelo de Sousa no terreno, consultando centenas de trabalhos que relatam o seu percurso e falando com muitos dos que o acompanham, este livro é o retrato vivo de um Presidente da República singular, que já marcou a forma como se faz política em Portugal.

AS AUTORAS

Felisbela Lopes

É Professora Associada com Agregação na Universidade do Minho, onde foi Pró-Reitora entre 2009 e 2014. Ensina e desenvolve investigação no campo do Jornalismo no Departamento de Ciências da Comunicação e no CECS. É autora de dezenas de artigos científicos e de vários livros, entre os quais Jornalista: profissão ameaçada (Alêtheia Editores, 2015), Vinte Anos de Televisão Privada em Portugal (Guerra & Paz, 2012), A TV do Real (Minerva, 2008), A TV das Elites (Campo das Letras, 2007), A TV do Futebol (Campo das Letras, 2006) e O Telejornal e o Serviço Público (Minerva, 1999). É comentadora residente da RTP e colunista do Jornal de Notícias. 

Leonete Botelho

Licenciada em Direito e com pós-graduação em Direito da Comunicação, é grande repórter no Público, onde tem como função principal a cobertura da Presidência da República praticamente desde o início do mandato de Marcelo Rebelo de Sousa. Foi editora das secções de Política (2009-2016) e de Sociedade (2003-2006) e repórter parlamentar entre 2006 e 2009. É presidente da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista no triénio 2019-2021. 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,727,654