"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Os sapatos, o coração e a máscara. As obras mais emblemáticas de Joana Vasconcelos estão em Serralves

“I’m Your Mirror” chega ao Porto depois de ter estado no Guggenheim, em Bilbau.

Foto: Marília Freitas/RR "Portugal a Banhos" está em frente ao portão principal de Serralves "Solitário" (2018) O par de sapatos feito com panelas e o bule em ferro são - além da banheira e do anel - as peças expostas na área do Parque de Serralves. Enrique Juncosa, o comissário da exposição, acompanhou Joana Vasconcelos numa visita guiada aos jornalistas. A máscara veneziana é um dos pontos altos da exposição. Pesa 2,5 toneladas e é composta por 231 molduras de duplo espelho. O "Coração independente vermelho" - inspirado nos corações de Viana do Castelo - está exposto numa sala onde se ouve fados de Amália Rodrigues Inspirado no filme "Transformers", há três espécies de robôs feitos a partir de ferros de engomar. A peça é dinâmica: os ferros abrem e sai vapor. Sofá construído a partir de blisters com comprimidos de Arspirina. A peça alusiva ao touro é uma das que tem feito mais sucesso em Espanha, revela a artista. Trata-se de uma faiança de Rafael Bordalo Pinheiro pintada com acrílico e renda em croché dos Açores. 168 telefones analógicos formam uma arma e projetam uma sinfonia de sons relacionados com "call centers".


À entrada de Serralves, uma grande banheira azul com a forma de Portugal Continental anuncia a exposição. A peça, de 10 metros de altura, chama-se Portugal a Banhos e é a primeira obra de Joana Vasconcelos com que os visitantes se deparam ao chegar ao museu.

É uma das mais de 30 peças que integram a primeira exposição individual de Joana Vasconcelos em Serralves. "Esta exposição representa o voltar a casa, ao ponto de partida. Foi aqui que eu fiz a minha primeira aparição num museu e a minha primeira exposição com outros artistas internacionais", conta a artista durante a visita guiada que fez com os jornalistas.

“I’m Your Mirror” viajou do Museu Guggenheim de Bilbau, onde recebeu mais de 640 mil visitantes, para o Porto, onde vai estar até 24 de junho.

A exposição reúne obras icónicas da artista portuguesa. A escolha das peças a serem expostas foi feita em conjunto com o comissário Enrique Juncosa, que acompanhou Joana Vasconcelos durante a visita guiada.

"É uma exposição antológica no sentido em que acompanha várias décadas da minha obra. É cheia de referências, mas também diversa para que o público possa acompanhar a minha forma de pensar e aquilo que eu fui fazendo ao longo de diferentes períodos", diz a artista.

Entre as novidades da exposição está o anel solitário, que é apresentado pela primeira vez em Portugal. Com sete metros de altura é realizado com 112 jantes douradas e coroado por um enorme "diamante" constituído por 1.324 copos de whisky de cristal.


por Marília Freitas in Rádio Renascença | 18 de fevereiro de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,171,787