"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Guitarrista Marta Pereira da Costa em digressão nos Estados Unidos

A guitarrista Marta Pereira da Costa faz, no próximo mês de março, uma digressão inédita de 8 datas nos EUA, com destaque para os concertos nas emblemáticas Salas Lincoln Center (Nova Iorque), Kennedy Center (Washington) e no Festival SXSW South by Southwest (Austin).


O concerto de comemoração do centenário da Igreja Portuguesa das Cinco Chagas, em San Jose, na Califórnia, foi o último a ser confirmado esta semana e será o ponto de partida desta digressão.

A guitarrista, que foi distinguida pela Fundação Amália Rodrigues com o “Prémio Instrumentista”, irá apresentar temas do seu disco "Marta Pereira da Costa", assim como alguns temas inéditos compostos em nome próprio. O disco editado pela Warner Music contou com participações de luxo de músicos internacionais como Richard Bona, Tara Tiba, Camané, Dulce Pontes, Rui Veloso e Pedro Jóia.

“Depois de mais de trinta concertos no ano passado, estou muito feliz com a oportunidade de levar a minha guitarra portuguesa e o meu projeto em quinteto até aos EUA”, sustenta Marta Pereira da Costa. Pela primeira vez, a guitarra portuguesa tocada no feminino vai subir aos palcos das principais salas de espectáculo americanas numa digressão, que junta lado a lado a tradição e a inovação.

A guitarrista apresenta-se no mítico Festival SXSW (South by Southwest - um dos três maiores festivais de música nos EUA), que se realiza todos os anos em Austin, no Texas, e é um dos maiores pontos de encontro de agentes, músicos, promotores e editoras de todo o mundo, onde todos procuram dar-se a conhecer no âmbito de internacionalizar o seu projeto.

É uma oportunidade única para a projeção e visibilidade da Guitarra Portuguesa e do projeto musical de Marta Pereira da Costa num mercado tão diverso e rico como o americano.

Nesta digressão Marta Pereira da Costa apresentar-se-á em quinteto, acompanhada na viola por António Pinto, no contrabaixo por Miguel Amado, no piano por Alexandre Diniz e na percussão por André Sousa Machado. Esta iniciativa conta com o indispensável apoio das seguintes instituições: Museu do Fado, Fundação GDA, Arte Institute sediada em Nova Iorque, Why Portugal e Turismo de Portugal.

Datas de concerto:

7 de março - Igreja Nacional Portuguesa das Cinco Chagas, San José, California
8 de março - Embaixada Portuguesa, Washington DC
9 de março - Kennedy Center, Sala Millennium, Washington DC
12 de março - Festival SXSW South by Southwest, Austin (TBC)
13 de março - Victorian Room at The Driskill, Festival SXSW, Austin
14 de março - Lincoln Center, David Rubenstein Atrium, Nova Iorque
15 de março - DROM, Nova Iorque
16 de março - Narrows Center for the Arts, Fall River, MA

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,173,929