Publicações
"Dor"
Pessoal, íntimo e tocante, Dor é a exposição das feridas abertas de uma sociedade e uma viagem catártica através do sofrimento, do passado e da luta para viver plenamente o presente.
«Pergunta-se se naquela casa vivem pessoas reais, porque subitamente lhe parece vazia e lhe falta o principal.»
Iris, 45 anos de idade, casada e com dois filhos, julga ter superado os dois grandes traumas do seu passado: o abandono por parte de Eitan, o seu primeiro amor, que quase a levou ao suicídio, e o atentado terrorista de que foi vítima. Contudo, à distância de dez anos, ainda resultado desse último e terrível episódio, a dor física de Iris regressa subitamente, ao mesmo tempo que esta reencontra Eitan por acaso. Juntando a estes dois acontecimentos a suspeita de adultério de Michi, o seu marido, e a preocupação pela filha adolescente, envolvida com um homem casado, o frágil equilíbrio que Iris construiu parece estar à beira de colapsar.
«A escrita de Shalev é livre, sensual e impetuosa, quase levada ao excesso.» - Corriere della Sera
Zeruya Shalev é, a par de Amos Oz e David Grossman, uma das escritoras israelitas mais lidas no mundo. Autora de cinco romances, os seus livros estão traduzidos em 25 línguas.
A sua carreira conta com inúmeras distinções e prémios, entre os quais se destacam, o Prémio Fémina Étranger, Books of the Year in Translation, do The Independent, e o Prémio Jerusalém.
Em 2017, foi condecorada pelo governo francês com a distinção de Chevalier des Arts e des Lettres.