"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

João Novilho: uma Fábula Autárquica

Escritor e ex-autarca lança romance sobre os vícios, deslumbres e depravação de um presidente de uma câmara municipal.


Em A Deslumbrada Vida de João Novilho, Jorge Tinoco, assumidamente desencantado com a política em Portugal, apresenta-nos uma história politicamente incorrecta, demolidora e inconformista.

«Desejavelmente escusado e absolutamente necessário.» É desta forma que Jorge Tinoco, ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Amares, Braga, apresenta o seu mais recente romance, A Deslumbrada Vida de João Novilho. Para o autor, esta história ficcional «trata-se de uma reflexão que se impõe para que os pe­rigosos populismos sem escrúpulos não prosperem».

O livro é um verdadeiro tratado de zoologia política, uma fábula contemporânea que nos apresenta João Novilho, autarca de Rio Novo de Mil Nomes, como o rei de uma selva na qual só os mais fortes sobrevivem. As mais primárias e instintivas ambições de domínio levam o político a uma ascensão meteórica, que culmina no cargo de presidente do município. Pelo caminho sobram actos de corrupção, manipulação e perversão dos ideais democráticos, que o leitor irá identificar.

Ao perigoso envilecimento de carácter de quem ocupa as cadeiras de poder, junta-se a manifestada infidelidade do protagonista, que confere ao romance inúmeros episódios repletos de erotismo, sexualidade desabrida, submissão e chantagens despudoradas.

A espiral de vilania e domínio e a degradação das instituições tornam-se a ruína de João Novilho, que, cego pela ambição desmedida e sem escrúpulos, acaba por encontrar um beco sem saída. Será que o político irá reencontrar os valores da honradez, lealdade, ética e moral? Convidamo-lo a mergulhar neste Rio Novo de Mil Nomes e encontrar a resposta para estas e outras questões.

O livro estará à venda nas livrarias e no site oficial da Guerra e Paz a partir de dia 5 de fevereiro.

Jorge Tinoco, o autor, desligado da política, vive actualmente a sua vida entre Amares e Braga e dedica-se à escrita. Além de A Deslumbrada Vida de João Novilho, o autor minhoto já antes tinha publicado o livro de contos Tudo menos Serafins e o romance O Mar de Paula.

Sinopse

Impiedoso e inquietante, este romance espelha, sem meias-tintas, um quadro sociopolítico da vida portuguesa contemporânea na sua mais degradante expressão. Nele se entretecem e entrechocam as mais primárias e inescrupulosas ambições de domínio e de poder, corporizadas de forma superlativa no autarca João Novilho. A sua meteórica ascensão política é conseguida à custa de tudo quanto pode transformar o exercício autárquico digno e credível na mais venal, corrupta e execrável perversão dos ideais democráticos de um município, Rio Novo de Mil Nomes. O envilecimento do carácter, a manipulação das consciências e a degradação das instituições conduzem-no a um beco sem saída. Entre amores e desamores, este é também um romance recheado de deliciosos retábulos poéticos e de parágrafos palpitantes de exuberante erotismo, onde a sexualidade se manifesta desabridamente, tanto de forma descoberta como revestida de fantasia ou até de chantagem despudorada.

Biografia do Autor

Jorge Tinoco divide a sua vida entre Amares e Braga. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi vice-presidente da Câmara Municipal de Amares e dirigente partidário, assumindo o seu desencanto e ruptura com alguns dos (des)ca- minhos da política ou de muitos políticos.  A Deslumbrada Vida de João Novilho é um livro politicamente incorrecto, desafiador, inconformista e incómodo, demolidor, desejavelmente escusado e absolutamente necessário a uma reflexão que se impõe – sob pena de o descrédito singrar e perigosos populismos sem escrúpulos prosperarem. Escreveu-o porque é urgente agitar as águas e exigir que só tenham bonança e paz na transparência. Antes publicou, entre outros, os livros Tudo menos Serafins(contos) e O Mar de Paula (romance). 

A Deslumbrada Vida de João Novilho
Jorge Tinoco
Ficção / Romance
232 páginas · 15x23 · 16€
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,752,204