Publicações
Descubra o que está escondido "No Armário do Vaticano"
Existe um segredo no Vaticano que não pode continuar a ser ignorado. Porque é que aqueles que se esconderam aceitaram hoje falar? Uma investigação que vai abalar a Igreja.
A Sextante Editora publica a 21 de fevereiro, juntamente com outras 7 editoras estrangeiras, a obra do jornalista e sociólogo francês Frédéric Martel: No Armário do Vaticano, uma investigação de 4 anos conduzida em trinta países.
O celibato dos padres, a interdição do preservativo pela Igreja, a cultura do segredo em torno do tema do abuso sexual, a demissão do papa Bento XVI, a misoginia do clero, o fim das vocações para o sacerdócio, os ataques ao papa Francisco: um mesmo segredo liga todas estas questões.
Durante muitos anos indizível, ele tem um nome: Sodoma. A cidade bíblica de Sodoma terá sido destruída por Deus por causa da homossexualidade dos seus habitantes. Ora, hoje, é no Vaticano que se encontra uma das maiores comunidades homossexuais do mundo.
«Por detrás da rigidez há sempre qualquer coisa escondida: em numerosos casos, uma vida dupla.» Ao pronunciar estas palavras, o papa Francisco tornou público um segredo que esta investigação vertiginosa explora, pela primeira vez, com grande detalhe.
Sobre o autor:
Escritor, investigador e jornalista, Frédéric Martel é autor de uma dezena de livros, entre eles De la culture en Amérique (Gallimard, 2006), Mainstream (Flammarion, 2010), e Smart, Enquête sur les Internets (Stock, 2014). Estes livros foram traduzidos em vinte países. É o anfitrião de um programa de rádio na France Culture dedicado às indústrias criativas, aos media e à internet. É ainda investigador universitário associado a universidades em França e na Suíça.