Publicações
Wabi sabi, o estilo de vida japonês que celebra a imperfeição e a impermanência
O wabi sabi é um conceito basilar na cultura japonesa, baseado na aceitação da imperfeição e na beleza das coisas simples. Beth Kempton desenvolveu ao longo de duas décadas uma estreita relação com o Japão, e mostra como esta forma de pensar e viver nos pode ajudar a lidar com os desafios da vida moderna.
Celebrar o ritmo das estações, tornar a casa acolhedora ou envelhecer com graça, são formas de viver segundo os princípios do wabi sabi. Ligado a uma sabedoria milenar, com raízes no Zen e na Cerimónia do Chá, é algo indissociável da natureza gentil do povo japonês, que busca a alegria e inspiração numa vida «perfeitamente imperfeita.»
Sobre o livro
O wabi sabi é um conceito fascinante da cultura japonesa, que nos ajuda a apreciar a beleza da imperfeição e da simplicidade, e a aceitar a natureza transitória das coisas. Com raízes no Zen e na Cerimónia do Chá, a sabedoria intemporal do wabi sabi é agora mais pertinente do que nunca, já que todos os dias procuramos novas formas de enfrentar os desafios do quotidiano e de encontrar um significado para a vida.
O presente livro é o guia perfeito sobre este estado de alma, um antídoto refrescante para o nosso mundo acelerado e impulsionado pelo consumismo. Com wabi sabi irá ganhar coragem para desacelerar, reconetar-se com a natureza e ser gentil consigo mesmo.
Três princípios que o ajudarão a aplicar o wabi sabi à sua vida:
• A mudança é inevitável, pelo que é inútil tentar agarrar-se ao passado ou ao presente. Mantenha-se aberto. A sua vida está a acontecer aqui, neste preciso momento;
• Quando a sua cabeça não consegue encontrar as respostas, lembre-se de que o seu coração poderá saber o caminho;
• A perfeição é um mito. Todos somos perfeitamente imperfeitos.
«Uma leitura verdadeiramente transformadora.» — The Sunday Times
Sobre a autora
Beth Kempton é mestre em Língua Japonesa, nasceu no Reino Unido, mas viveu e trabalhou vários anos no Japão, país que considera a sua segunda casa. Teve aulas de fabrico de papel japonês, arranjos florais, cerâmica, fabrico de painéis japoneses, caligrafia, Cerimónia do Chá e tecelagem. Estas experiências conduziram-na a um profundo amor por este país e a uma rara compreensão das suas nuances culturais e linguísticas.
Trabalhou com agências da ONU e várias marcas multinacionais, sobretudo na área da responsabilidade social corporativa. É uma empresária conceituada e cofundadora da revista online de design MOYO (palavra japonesa para «padrão»). Em 2017, publicou o seu primeiro livro: Freedom Seeker: Live More. Worry Less. Do What You Love. Saiba mais sobre a autora aqui.
A Nascente disponibiliza as primeiras páginas para leitura aqui.