"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O Processo Violeta é o novo romance de Inês Pedrosa

Uma reflexão sobre a maturidade, uma investigação jornalística, uma sociedade de falsos moralismos.


A Porto Editora publica a 24 de janeiro o novo romance de Inês Pedrosa, O Processo Violeta, que nos leva até finais da efervescente década de 80 e nos dá a conhecer uma história de amor proibido entre uma professora de 32 anos, Violeta, e o seu aluno adolescente, Ildo, que ambiciona tornar-se toureiro como o pai que nunca conheceu. Paralelamente, a investigação desse mesmo caso pelo novo jornal O Insubmisso completa o retrato da época pós-revolucionária, marcada pela fusão das velhas elites familiares com as novas elites do dinheiro e pela emergência de uma nova geração cosmopolita e ambiciosa.  Questionando conceitos e preconceitos, este é um romance que reflete sobre a ideia de maturidade, apresentando-nos uma sociedade agitada pelo confronto entre tradição e modernidade, por uma aceleração vertiginosa e por uma progressiva legiferação da vida privada. 

SINOPSE

No Portugal festivo e individualista do fim da década de 80, Violeta, uma professora de 32 anos, engravida de Ildo, um aluno de 14 anos, filho de uma mãe solteira cabo-verdiana. O Insubmisso, novo jornal de uma elite em ascensão, perseguirá a história e descobrirá que o pai de Ildo é um cavaleiro tauromáquico aristocrata. O escândalo do chamado processo Violeta contrastará com o silêncio absoluto através do qual Ana Lúcia, amiga de Violeta, oculta a sua violação por um outro aluno de 14 anos da mesma escola. Este romance apaixonante interroga, com inteligência, imaginação e humor, os interditos de uma sociedade que se diz livre e despida de preconceitos. O processo Violeta é, afinal, o de um país de hábitos clandestinos, esconsos, sacrificiais e crepusculares.

A AUTORA

Inês Pedrosa (1962, Coimbra) tem uma vasta obra de ficção, crónica, dramaturgia e biografia, na qual se destacam os romances Nas Tuas Mãos (1997, Prémio Máxima de Literatura), Fazes-me Falta (2002, mais de 150 mil exemplares vendidos), A Eternidade e o Desejo (2007, finalista dos Prémios Portugal Telecom e Correntes d’Escritas), Os Íntimos (2010, Prémio Máxima de Literatura), Dentro de Ti Ver o Mar (2012) e Desamparo (2015). Livros seus estão publicados nos Estados Unidos da América, na Alemanha, no Brasil, na Croácia, em Espanha e em Itália. O seu percurso jornalístico foi distinguido com vários prémios. Dirigiu a Casa Fernando Pessoa entre 2008 e 2014. Trabalha também como tradutora e curadora de eventos literários. Participa no programa semanal de debate político O Último Apaga a Luz (RTP3) e no programa semanal de debate sobre literatura A Páginas Tantas (Antena 1). É autora e realizadora do programa semanal sobre questões de Género Um Homem, Uma Mulher (Antena 1). Em 2017 lançou uma editora, Sibila Publicações. O Processo Violeta é o seu mais recente romance.

Título: O Processo Violeta
Autor: Inês Pedrosa
Págs.: 232
PVP: 17,70 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,752,450