"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Os loucos mais poderosos da História

Os regimes monárquicos habituaram-nos, ao longo dos séculos, a uma postura sóbria, conservadora e protocolar. Mas será que todos os reis, fidalgos ou cortesões cumpriram estes desígnios? Em Bizarrias de Reis, Rainhas e Fidalgos Infames, a Guerra e Paz, Editores mostra-lhe que não.


Tortura, extermínio, roubo, escândalo, enguiço, infidelidade, incesto e muitas mais loucuras e bizarrias, de governantes e nobres de todo o mundo e de todos os tempos, que o tempo não fez esquecer.

Maldades e demência de todas as épocas, para todos os gostos. Este compêndio contém, em pouco mais de 200 páginas, o anti-édipo D. Afonso Henriques, que fundou Portugal numa luta contra a mãe, D. Pedro I, que reinou consumido pelo ódio e pelo desejo de vingar a morte da sua amada, o inconsciente D. Sebastião, que em Marrocos perdeu a vida e a independência do país, o pecador entre conventos e hábitos, D. João V, ou a louca D. Maria I.

Mas Bizarrias de Reis, Rainhas e Fidalgos Infames mostra-nos que lá fora também existiu gente bizarra. Reis, czares, imperadores, sultões, aristocratas cuja crueldade, excentricidade e vertigem ruinosa levaram os seus povos à desgraça. Entre eles, dois imperadores de Roma: o escandaloso Heliogábalo, primeiro transexual da história, e o monstruoso Nero, que envenenou o meio-irmão e mandou matar a mãe. Da Roménia, o verdadeiro Drácula, Vlad, o empalador. Da Hungria, a diabólica condessa Isabel Bathóry, considerada pelo Guiness a maior assassina da história da humanidade.

E sim, existiram monarcas loucos em plenos séculos XX e XXI. Jean-Bédel Bokassa, o homem que esbanjou o tesouro da República Centro-Africana e, em 1977, se auto-proclamou imperador numa cerimónia napoleónica.  E ainda Dipendra Bir Bikram Shah, o homem que contribuiu para o fim da monarquia do Nepal, em 2001, após matar toda a família num jantar e suicidar-se de seguida.

Grandes nomes que ficam na história pelos piores motivos. Seres humanos cruéis ou loucos que o destino e a hereditariedade entronizaram.

O livro estará à venda nas livrarias e no site oficial da Guerra e Paz a partir do próximo dia 15 de Janeiro.  Convidamo-lo a embarcar nesta viagem ao passado sórdido e bizarro das monarquias. Não perca o tino e, sobretudo, proteja a cabeça.

Sinopse 
Reis, rainhas, fidalgos – coroas, tiaras, títulos? Não! Mortes, roubos, loucuras e muito mais. 
• Leonor Teles, cuja infidelidade por pouco não destruía a independência de Portugal; 
• Afonso VI, deposto por impotência sexual pelo irmão, D. Pedro II, que depois casaria com a cunhada; 
• Isabel Bathóry, condessa húngara, a maior assassina em série da história; 
• Henrique VIII, o rei que casou seis vezes e matou duas das mulheres; 
• Dipendra, o príncipe nepalês que matou a família real; 
• E muitas outras histórias de reis, rainhas e fidalgos – todas loucas ou bizarras.

Loucuras e Bizarrias de Reis, Rainhas e Fidalgos Infames
Guerra e Paz
Não Ficção / História
216 páginas · 15x23 · 15,50€
Nas livrarias a 15 de janeiro
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,751,847