"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Casa de Miguel Torga vai ser museu

Projeto da Direção Regional de Cultura do Norte prevê a recuperação e adaptação da habitação a espaço museológico e a implementação de um plano de comunicação e dinamização turístico-cultural do espaço, através da promoção dos roteiros torguianos.

Nesta pequena casa térrea, Miguel Torga passava regularmente o Natal, a Páscoa e as férias de Verão. Foto: DR


A antiga casa de Miguel Torga, em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, vai ser recuperada e adaptada a um espaço museológico e de memória do escritor e médico.

O edifício, datado de 1950, foi doado pela filha do escritor, Clara Crabbé Rocha, à Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), que vai tornar a habitação visitável de modo a permitir aos visitantes um contacto mais estreito com as raízes do escritor.

É uma pequena casa térrea, com um "hall", uma cozinha e sanitário, uma sala de estar e três quartos, com jardim e pomar, na qual Miguel Torga e a família passavam férias de Natal, de Páscoa e de Verão e na qual o poeta escreveu tantos dos seus poemas, contos e páginas de diário.

O projeto da DRCN prevê a recuperação e adaptação da habitação a espaço museológico e a implementação de um plano de comunicação e dinamização turístico-cultural do espaço, através da promoção dos roteiros torguianos.

“As duas primeiras fases do projeto constituem-se como de natureza infraestrutural, e consubstanciam-se numa obra de requalificação da casa, bem como do jardim e pomar contíguos, e de adaptação de parte do seu interior a espaço museológico, com o desenvolvimento do desenho expositivo e respetivas infraestruturas”, explica a DRCN em comunicado.

Numa terceira fase e partindo dos elementos existentes (casa e exposição) será desenhada “uma estratégia de comunicação e lançamento público do projeto turístico”, e serão lançados “no terreno, por meios físicos e virtuais, os roteiros torguianos, que transformarão este projeto no ponto de partida para uma rota turística dedicada a Miguel Torga”.

O investimento a realizar é de 341 mil euros e terá a comparticipação em 90% pelo Turismo de Portugal, através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do programa Valorizar – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação de Destino.

Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, em homenagem a dois grandes vultos da cultura ibérica, Miguel de Cervantes e Miguel de Unamuno, e ainda à torga, planta brava da montanha com fortes raízes sobre a aridez da rocha, nasceu em 1907, em S. Martinho de Anta, Sabrosa, e morreu a 17 de janeiro de 1995, em Coimbra.

A obra de Torga é extensa e aborda, entre outros temas, o drama da criação poética, o desespero humanista, o sentimento telúrico, a problemática religiosa, o iberismo e o universal.


por Olímpia Mairos in Rádio Renascença | 16 de janeiro de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,841,580