"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Um palco 100% Porto num Rivoli que apaga 87 velas em dois dias de festa

A 19 e 20 de janeiro, o Teatro Municipal do Porto celebra o seu aniversário com 13 espetáculos de entrada gratuita propostos por artistas e companhias da cidade.

Foto: DR


Toda uma cidade num palco, é assim que este ano se vai celebrar o aniversário do Rivoli, que a 19 e 20 de janeiro completa 87 anos de existência. Para ajudarem a apagar as velas, nos dois dias de festa, o Teatro Municipal do Porto (TMP) convocou 100 portuenses das sete freguesias da cidade, que vão dar corpo à peça do coletivo suíço Rimini Protokoll 100% Porto – cujo título serve também de tema para a celebração –, em cena nesse fim-de-semana no Grande Auditório.

Replicar-se-á no Porto o que o coletivo suíço já anda há dez anos a fazer noutras cidades, como Tóquio, São Paulo ou Londres. Aqui, sobem ao palco portuenses anónimos e algumas figuras carismáticas, como o boavisteiro Manuel do Laço ou a moçambicana Ti Orlanda, dona de um dos primeiros restaurantes africanos do Porto.

Neste espetáculo, marcado para as 21h30 do dia 19 e para as 17h do dia 20, os protagonistas não-profissionais dão corpo a opiniões e a dados estatísticos que compõem a paisagem humana da cidade. Diz o diretor do TMP, Tiago Guedes, que esta será “uma grande ode aos habitantes da cidade”.

A este espetáculo central somam-se mais 12, todos produzidos por artistas e companhias da casa, que também são aposta para a programação de março a julho, apresentada em conferência de imprensa esta quinta-feira pela direção do teatro.

Durante os dois dias de festa, serão apresentadas por todo o edifício outras propostas de áreas artísticas como a música, o teatro ou a dança. Entre outros, estará no Rivoli o espetáculo de dança Entre)Laçados, de Valter Fernandes, a peça A Grande Guerra do Patoá, de Jorge Louraço Figueira e Rodrigo Santos, a performance Bastidores, de Tânia Dinis, e SØMA, trabalho de som e imagem de Jonathan Uliel Saldanha.

Como noutros anos, todos os espetáculos são de entrada gratuita. Para Tiago Guedes, esta é também uma forma de abrir as portas do teatro àqueles que menos o frequentam.

Dias da Dança e FITEI num só

Entre março e julho, semestre para o qual também foi avançada a programação, estão já agendados para o Rivoli e para o Teatro Campo Alegre mais de 50 espetáculos. Parte da programação diz respeito aos festivais DDD – Dias da Dança e FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, que em 2019 regressam entre 24 de abril e 25 de maio numa edição contínua feita em parceria.

Explica Tiago Guedes que os dois eventos se encontram à terceira semana do DDD, que começa mais cedo, saindo assim os dois reforçados em termos de comunicação e de programação, e transformando o Porto num “centro de artes performativas”, como disse na sessão o presidente da autarquia, Rui Moreira, também responsável pelo pelouro da Cultura.

A programação dos dois festivais só será apresentada, como é habitual, em Março, mas para o DDD estão já confirmados nomes como os dos coreógrafos Christian Rizzo (França), Marcelo Evelin (Brasil), Cristiana Morganti (Itália) e da companhia TAO Dance Theatre (China).

Dezasseis estreias absolutas

Outros destaques destes seis meses de programação nomeados pelo diretor do TMP são o espetáculo do suíço Milo Rau120 dias de Sodoma, que nasce a partir da obra de Marquês de Sade, adaptada ao cinema por Pier Paolo Pasolini, e as duas récitas que o coreógrafo norte-americano William Forsythe, “um dos maiores coreógrafos vivos”, levará ao Rivoli em Junho, mês em que também por lá passará a espanhola Rocío Molina.

Contas feitas por Rui Moreira, durante estes seis meses, excluindo alguns espetáculos que ainda integrarão o DDD e o FITEI, o TMP receberá 58 espetáculos, num total de 96 apresentações. Destes, 16 são estreias absolutas, 13 são de artistas internacionais em estreia em solo nacional, 38 são de artistas e companhias que trabalham na cidade e 21 são co-produções. Tudo isto somado, traduz-se num investimento de aproximadamente 640 mil euros.

O autarca refere ainda que continuará a parceria com o festival de circo contemporâneo Trengo, organizado pela coletivo Erva Daninha, dando relevo a uma área artística que considera estar a “ganhar expressão” na cidade.


por André Veira in Público | 10 de janeiro de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,841,429