Notícias
Candidaturas abertas para Escola de Inverno - O Lugar da Cidade
Candidaturas à atribuição de Bolsas de Estudo (inclui pagamento integral da propina, excluindo as taxas de candidatura e de inscrição): até ao dia 7 de Janeiro de 2019.
“O Lugar da Cidade” é um programa intensivo e multidisciplinar, organizado a partir de uma iniciativa do Programa de Educação do Aga Khan Trust for Culture, que tem por objetivo contribuir para pensar e operar no território urbano, considerado nas suas dimensões físicas e imateriais. Políticas Públicas, Arquitetura, Planeamento Urbano, desenvolvimento económico, cultural e social, aplicação de novas tecnologias e modelos participativos ao planeamento e gestão urbana, são abordagens que constituem a base programática.
A primeira edição foca-se no bairro histórico da Mouraria. A Mouraria, em Lisboa, tem origens no século XII. Nas últimas décadas, o bairro tem sido espaço de confluência de muitas nacionalidades, que se juntam ao tecido social existente. Os modos de convivência gerados, num lugar em que diversas tradições culturais e religiosas estão presentes, são símbolo do espírito de tolerância, aceitação e multiculturalismo da cidade. Acolhendo o modelo do Programa Aga Khan Cidades Históricas (AKHCP) do Aga Khan Trust for Culture (AKTC), durante duas semanas, académicos, responsáveis públicos, organizações da sociedade civil, partilharão as suas perspetivas e experiências com os participantes, de modo a contribuir para a sua formação no âmbito das políticas públicas relativas ao território urbano, da sociologia e planeamento urbano face ao desenvolvimento económico e social, assim como da arquitetura no quadro dos centros históricos.
Qual é o objetivo?
O objetivo é contribuir para um modelo de desenvolvimento durável e sustentável, através da mobilização do potencial dos recursos locais e externos, numa ótica participativa, a fim de assegurar que as expetativas, a reabilitação urbana, a organização das funcionalidades do edificado e do espaço público se equilibrem, face aos desafios contemporâneos da gentrificação, do imobiliário e do turismo, tomando como referência a diversidade social, económica e cultural da população residente e flutuante e as características do casco histórico.
Como será feito?
Através de uma abordagem integrada para a reabilitação urbana e gestão das comunidades residentes e flutuantes, que vise promover a identidade cultural e o progresso socioeconómico local, no contexto da cidade de Lisboa e do país. Os participantes usarão, para o efeito, métodos qualitativos e quantitativos. Os primeiros serão baseados em processos participativos e métodos etnográficos que os capacitem, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da comunidade e para o desenho social e físico do território. Os segundos, focarão a análise social que revela a interação complexa entre a configuração física do espaço e seus padrões de ocupação.
Quais serão as atividades?
As atividades da Escola de Inverno são inspiradas no modelo do AKHCP para uma abordagem holística a partir dos problemas existentes. O programa de duas semanas é dividido em masterclasses e workshops in situ (trabalho de campo e interações comunitárias). O programa será concluído com uma exposição, um documento digital e uma apresentação pública final.
Para todos os participantes: serão apresentados e discutidos o projeto de conservação do AKHCP no Cairo ( Darb al- Ahmar ), o desenvolvimento do Parque Al- Azhar e outras atividades da AKTC no Cairo, como estudos de casos/exemplos de boas práticas; diferentes académicos, responsáveis públicos e associativos, falarão das suas experiências e perspetivas relativas à Mouraria ou aplicáveis na Mouraria.
Para efeito de aprofundamento das matérias e intervenção, a partir da ideia de desenvolvimento social, educacional, económico, e cultural, serão constituídos três grupos temáticos:
- Educação e Sociedade: terá como foco as escolas e diferentes tipos de centros comunitários. Para estudar as transformações urbanas e a coleta de dados, usar-se-ão modelos 3D.
- Economia e progresso sócio-económico
Com enfoque nos empreendedores sociais, será feito o mapeamento e a análise de oportunidades locais através de instrumentos de análise de redes urbanas. A coleta de dados usará tecnologias baseadas em georeferenciação.
Cultura e desenvolvimento – serão trabalhadas soluções de design urbano para espaços públicos, a partir do trabalho das autoridades públicas, associações locais e arquitetos, organizando grupos focais multidisciplinares de projeto. Os participantes usarão instrumentos baseados em métodos participativos. A coleta de dados usará mapas, jogos e questionários.
Resultados de Aprendizagem
Ser capaz de apreciar a complexidade e as camadas multidimensionais das cidades;
Usar abordagens participativas em processos de desenvolvimento urbano;
Entender os projetos de desenho e reabilitação urbana como ferramenta para promover a identidade, a diversidade cultural e a coesão numa perspetiva desenvolvimentista.
>> Candidaturas
>> + info