"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Filmes portugueses em competição no Festival de Cinema de Roterdão

Casa de Vidro, de Filipe Martins, e Anteu, de João Vladimiro, vão estar em competição no festival holandês, cuja 48.ª edição decorre de 23 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019.

Casa de Vidro, de Filipe Martins DR


Os filmes portugueses Casa de Vidro, de Filipe Martins, e Anteu, de João Vladimiro, vão competir no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, na Holanda, em 2019, onde será também exibida a co-produção portuguesa Terril, de Bronte Stahl.

Casa de Vidro compete na secção Voices Short e Anteu na Amodo Tiger Short Competition, enquanto Terril, uma co-produção entre a Bélgica, Portugal e Hungria, será exibido na Bright Future Short, de acordo com informação disponível no site oficial do festival, cuja 48.ª edição decorre de 23 de janeiro a 3 de fevereiro.

Produzido pelo centro de artes performativas Balleteatro, Casa de Vidro, que tem estreia mundial em Roterdão, é apresentado como um "filme híbrido", que conjuga documentário e ficção, em torno de um sem-abrigo toxicodependente, que vive entre um parque de estacionamento de um supermercado e um stand de automóveis abandonado, no Porto.

Filipe Martins também exibirá o filme no próximo Festival de Cinema de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, marcado para fevereiro, em França.

A curta-metragem de João Vladimiro, que teve estreia em Julho na 26.ª edição do Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema, venceu em Novembro o prémio nacional do Festival Vista Curta 2018, promovido pelo Cine-Clube de Viseu, que aborda a questão da interioridade.

Anteu foi rodado na aldeia de Covas do Monte, perto de São Pedro do Sul, no distrito de Viseu, com a participação dos habitantes e conta ainda com a colaboração de Frederico Lobo e Luís Palito na escrita do argumento e de Gonçalo M. Tavares na narração.

O filme integrou em setembro a programação do 56.º Festival de Cinema de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Além de Anteu, João Vladimiro realizou também, entre outros, Lacrau (2013), com o qual venceu o prémio de melhor longa-metragem do IndieLisboa 2013 e o prémio Árvore da Vida para o filme português que revele "valores humanos e espirituais".

João Vladimiro, que integra a companhia Circolando e tem formação em design gráfico e cinema, já tinha sido premiado no IndieLisboa, em 2006, com a curta-metragem Pé na Terra, e dois anos depois estreou Jardim no DocLisboa.

Terril é uma curta do realizador de documentários norte-americano Bronte Stahl, que estudou, trabalhou e viveu em Florença, Roma, Lisboa, Budapeste e Bruxelas, e já teve filmes selecionados para o DocLisboa.

 

 


Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,841,372