"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Pacto de Integridade para o projeto "Mosteiro de Alcobaça - Património Cultural da UNESCO"

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), na qualidade de entidade adjudicante, e a Transparência e Integridade Associação Cívica (TI-PT), organização não-governamental que representa em Portugal a Transparência Internacional, enquanto supervisor independente, assinaram em 11/dez/2018 um Pacto de Integridade relativo ao projeto “Mosteiro de Alcobaça - Património Cultural da UNESCO”.


Este acordo visa incorporar normas de conduta baseadas no respeito pelos princípios da transparência e legalidade nas várias etapas do planeamento, negociação e execução de todos os trabalhos relacionados com a concretização do referido projeto.

O Pacto de Integridade (PI) insere-se no contexto da monitorização de projetos cofinanciados por fundos da União Europeia no âmbito da experiência-piloto “Integrity Pacts - Civil Control Mechanism for Safeguarding EU Funds, Phase II”, promovida e financiada pela Comissão Europeia, na qual a DGPC tem tido um papel pioneiro ao nível de toda a administração pública portuguesa.

O objeto do PI reside no acompanhamento e monitorização do projeto, desde a decisão de contratar até ao termo da execução.

O projeto “Mosteiro de Alcobaça” compreende duas componentes, a serem executadas nos anos de 2019 e 2020, com um custo total previsto de cerca de 1 milhão de euros: Componente 1 “Conservação da Fachada Poente e da Fachada Norte Rebocada” (custo estimado de cerca de 700 mil euros) e Componente 2 “ Requalificação da Portaria Conventual e Loja” (custo estimado de cerca de 300 mil euros).

A DGPC, como entidade adjudicante, já obteve o financiamento necessário para a realização dos trabalhos englobados no projeto de intervenção no Mosteiro de Alcobaça, através de fundos estruturais no âmbito do Programa Centro 2020, e compromete-se a facultar ao supervisor independente, assim como aos seus colaboradores e peritos, toda a informação e documentos relacionados com a execução e acompanhamento do projeto.

A TI-PT, como supervisor independente, tem por principais funções a verificação do cumprimento das obrigações constantes do PI por parte da entidade adjudicante, dos candidatos e/ou concorrentes e do adjudicatário, com especial ênfase na observância das legalidade, integridade e transparência do projeto, desde a decisão de contratar até ao termo da sua execução.

A DGPC e a TI-PT pretendem fazer a divulgação pública da aplicação do Pacto de Integridade ao projeto, num evento a realizar em finais de janeiro ou princípio de fevereiro de 2019, no Mosteiro de Alcobaça.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,844,304