"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

João Cutileiro formaliza doação de espólio e casa-atelier

O escultor João Cutileiro vai receber na quarta-feira a medalha de mérito cultural, no dia em que será assinado o protocolo que formaliza a doação do espólio e casa-atelier, revelou a ministra da Cultura.

O escultor João Cutileiro© Paulo Jorge Magalhães / Global Imagens


A homenagem ao escultor, de 81 anos, acontecerá na quarta-feira à tarde no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, onde será assinado o protocolo que envolverá o Ministério da Cultura, o município e a Universidade de Évora.

"Foi desbloqueado. Finalmente conseguimos chegar aos termos de entendimento. Vai ser aceite a doação, vamos ficar com a casa-atelier e vai ser atribuída a medalha de mérito ao João Cutileiro", disse a ministra da Cultura, Graça Fonseca, à agência Lusa.

Em causa está um processo que remonta a 2014, ano em que João Cutileiro manifestou interesse em doar a casa-atelier e parte do espólio. "Isto tem estado para ser concretizado. Era um dos 'dossiers' que tínhamos cá e ao qual demos prioridade por várias razões", referiu a ministra da Cultura.

Sem adiantar ainda os termos concretos da doação, Graça Fonseca referiu que a tutela ficará com a responsabilidade de fazer "a dinamização e programação da casa-atelier" do escultor.

Em 2016, João Soares, então ministro da Cultura, anunciou publicamente a doação do espólio de Cutileiro à Direção Regional de Cultura do Alentejo, à Universidade de Évora e à Câmara Municipal.

"Parece-me um gesto extremamente importante, antes de mais porque vai contra aquilo que tem sido dominante na Europa e na nossa terra, infelizmente, nos últimos anos, que é o egoísmo e o 'salve-se quem puder'", disse na altura o ministro aos jornalistas, de visita ao Alentejo.

Na altura, João Cutileiro admitiu aos jornalistas que decidiu doar ao Estado o seu património e espólio, incluindo parte da sua casa, para "poupar" os filhos de "ficarem com isto".

"Fui amigo do José Almada Negreiros, filho de Almada Negreiros, desde os 13 anos e até ele morrer e o desgraçado nunca se 'levantou' da morte do pai", porque "recebeu o espólio" do artista, argumentou.

Quanto aos seus próprios filhos, João Cutileiro afiançou: "Não quero que eles recebam o espólio porque, senão, nunca mais fazem nada na vida por eles".

O artista pretende que a casa-atelier seja utilizada "para fins culturais/académicos relacionados com a sua produção artística, nomeadamente para o estudo e formação na área da escultura em pedra, onde se incluem atividades relacionadas com a realização de exposições, residências artísticas, visita e fruição pública".

O processo de doação arrasta-se desde então porque aguardava despacho do secretário de Estado do Tesouro e Finanças, como referiu recentemente à Lusa a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

A Direção Regional de Cultura do Alentejo tem estado já "a trabalhar no inventário e a organizar o arquivo" do escultor.


por Lusa e Diário de Notícias | 17 de dezembro de 2018
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,841,487