"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Terra Franca", a primeira longa-metragem de Leonor Teles chega aos cinema

Neste filme, rodado inteiramente em Vila Franca de Xira ao longo de dois anos, acompanhamos a vida de Albertino Lobo e da sua família. Para a realizadora, que já conhecia a família Lobo, filmar na sua terra natal é como "estar em casa".


"Importa revelar este homem, Albertino Lobo, na sua essência simultaneamente simples e enigmática; um homem com uma vida dura que se encontra em pleno ciclo de mudança. Mais que fazer um filme etnográfico sobre a tradição piscatória, queria mostrar estas pessoas – Lobo e a sua família", afirma a jovem realizadora, que concluiu este filme aos 25 anos e que em 2016 foi premiada com o Urso de Ouro na Berlinale, com a curta Balada de um Batráquio.

Terra Franca estreou mundialmente no Festival Cinema du Réel, onde recebeu o SCAM International Award, um dos mais conceituados prémios da sociedade francesa de autores, e em Portugal foi apresentado pela primeira vez no DocLisboa, tendo recebido o Prémio Escolas da Competição Portuguesa, no Porto/Post/Doc e no Caminhos do Cinema Português, onde recebeu os Prémios de Melhor Longa-Metragem de Ficção e D. Quijote do júri FICC. O filme tem sido exibido em festivais de todo o mundo e recebido vários prémios, como o Prémio de Melhor Primeira Obra da Competição Internacional (Prémio de la Crítica Jovén) no Mar de la Plata (Argentina) ou o Prix de La Ville d'Amiens no Festival International du Film d'Amiens (França).

Depois da estreia comercial nas salas francesas, Terra Franca, filme produzido por Uma Pedra no Sapato, chega no dia 10 de janeiro de 2019 aos cinemas em Portugal.

TERRA FRANCA 
Doc, 82', Portugal, 2018

Sinopse
À beira do Tejo, numa antiga comunidade piscatória, um homem vive entre a tranquilidade solitária do rio e as relações que o ligam à terra. 
"Terra Franca" retrata a vida deste pescador, atravessando as quatro estações que renovam os ciclos da natureza e acompanham as contingências da vida de Albertino Lobo. 

Com: Albertino Lobo
Realização Leonor Teles
Direcção de Fotografia Leonor Teles
Som Rafael Gonçalves Cardoso e Bernardo Theriaga
Montagem Luísa Homem e João Braz
Montagem de Som Joana Niza Braga
Mistura de Som Branko Neskov
Colorista Andreia Bertini
Produtores Filipa Reis João Miller Guerra
Produzido por Uma Pedra no Sapato

Sobre a realizadora
Leonor Teles nasceu em Vila Franca de Xira (Portugal, 1992). Licenciou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (2013), especialização em Direção de Fotografia e Realização, e fez o Mestrado em Audiovisual e Multimédia (2015). Rhoma Acans (2013) foi o seu filme de fim de curso, selecionado e premiado em vários festivais internacionais. A Balada do Batráquio, o seu primeiro filme, ganhou Urso de Ouro para Melhor Curta-Metragem na Berlinale de 2016. Outros prémios incluem o Prémio Firebird para Melhor Curta-Metragem no Hong Kong IFF em 2016, Melhor Curta-Metragem no Belo Horizonte ISFF 2016, Prémio Cervantes para Curta Metragem Mais Inovadora no Festival Medfilm em 2016. Atualmente, Leonor trabalha principalmente nos seus projetos de ficção e documentário e como diretora de fotografia para televisão e publicidade. Terra Franca é a sua primeira longa-metragem documentário e teve a sua estreia em março de 2018. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,174,090