Notícias
Instituto Português do Desporto e Juventude lança Concurso Jovens Criadores 2018
Em 2018, a Fundação da Juventude organiza pela 1ª vez o Concurso Jovens Criadores, um programa da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Inscrições abertas até 7 de janeiro em www.fjuventude.pt
Para os melhores projetos há prémios e a oportunidade de participar num certame internacional!
Estando a Fundação da Juventude verdadeiramente comprometida na promoção de iniciativas que incentivem a criação, produção e difusão de atividades culturais e artísticas por Jovens Criadores, é com especial entusiasmo que a Fundação organiza pela primeira vez o Concurso Jovens Criadores, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude.
O Concurso Jovens Criadores destina-se a todos os jovens com idade até 30 anos, com nacionalidade portuguesa ou residentes em território nacional. As candidaturas poderão ser apresentadas individualmente ou em equipa, podendo cada equipa ser constituída por um máximo de 3 elementos. Os projetos devem enquadrar-se numa das seguintes 14 áreas artísticas: a) Arquitetura paisagística; b) Arquitetura; c) Artes plásticas; d) Banda desenhada e Ilustração; e) Cinema; f) Dança; g) Design de Equipamento; h) Design gráfico; i) Fotografia; j) Joalharia; k) Literatura; l) Moda; m) Música; n) Teatro.
O Concurso Jovens Criadores visa apoiar a criação, produção e difusão, por e para jovens, de atividades culturais e artísticas assim como promover o desenvolvimento artístico dos jovens criadores nacionais e incentivar a sua participação em atividades culturais e artísticas.
Os candidatos selecionados terão a oportunidade de participar na Mostra Nacional de Jovens Criadores que decorrerá em Cascais, Capital Europeia da Juventude 2018, em fevereiro de 2019. Para os vencedores há 5.000€ em prémios e a oportunidade de representarem Portugal numa prestigiada competição internacional.
Esta iniciativa conta com a parceria da Cascais 2018 - Capital Europeia da Juventude, CPAI – Clube Português de Artes e Ideias e CNJ - Conselho Nacional de Juventude.
Sobre a Fundação da Juventude:
A Fundação da Juventude é uma instituição privada, de interesse público, sem fins lucrativos, focada na Formação, Empreendedorismo e apoio ao Emprego Jovem. Foi criada por escritura notarial a 25 de setembro de 1989, pela mão de 21 instituições públicas e privadas e declarada instituição de utilidade pública, em março de 1990. De âmbito nacional, a Fundação da Juventude tem Sede na cidade do Porto, contando com Delegação na Região de Lisboa e Vale do Tejo.
A Fundação da Juventude aposta na inserção dos jovens criadores na vida ativa, proporcionando meios e estratégias de suporte ao desenvolvimento dos seus projetos (formação, criação, produção, promoção e divulgação), criando uma ponte entre a escola e o mundo profissional.”