"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Querença vai ter Percurso Eco-Botânico Manuel Gomes Guerreiro

Numa clara aposta na valorização do património natural, a aldeia de Querença, em pleno interior do Concelho de Loulé, verá nascer em breve o Percurso Eco-Botânico Manuel Gomes Guerreiro.


Esta iniciativa, que é também uma homenagem a este ilustre louletano, surge no âmbito do protocolo celebrado esta manhã entre a Câmara Municipal de Loulé e a Fundação Manuel Viegas Guerreiro, e tem em vista a implantação de um percurso num espaço disponibilizado pela Fundação, tendo em conta o seu interesse científico e o seu carácter único no Algarve. É também esta entidade que ficará responsável pela execução do projeto.

Considerando que 2018 foi proclamado o Ano Europeu do Património Cultural, esta iniciativa representa, segundo os signatários do protocolo, “uma inovadora e importante forma de preservação do património natural, precisamente numa região portuguesa onde a diversidade e os endemismos atingem níveis notáveis, mas também de preservação do património cultural já que a relação entre as populações e a natureza se exprime também neste projeto”.

Assim, prevê-se que este Percurso possa potenciar o futuro itinerário turístico-cultural da região e criar em Querença um novo espaço de conhecimento (junto de investigadores, escolas ou público em geral), debate e sensibilização ambiental.

O Percurso Eco-Botânico Manuel Gomes Guerreiro nasce da candidatura conjunta da Autarquia e Fundação ao Programa CRESC Algarve 2020. O valor global está orçado em mais de 200 mil euros, sendo que a Autarquia dará um cofinanciamento de cerca de 62 mil euros, correspondente a 30% do investimento total.

Para o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, “além da homenagem a uma das mais notáveis figuras do Concelho de Loulé, com um percurso profissional marcado pelo ensino e também pelo conhecimento e defesa na área ambiental, é de realçar neste projeto a preocupação com a sustentabilidade, desenvolvimento e valorização de um território marcado pela desertificação mas com um potencial enorme”.

Manuel Gomes Guerreiro nasceu em Querença (Loulé), a 20 de janeiro de 1919.

Após terminar o ensino secundário no Liceu João de Deus, em Faro, ingressou no Instituto Superior de Agronomia, licenciando-se em Engenharia Florestal e, no prosseguimento da carreira universitária, doutorou-se em Ciências Florestais.

A genética, os estudos ambientais, a floresta e as ciências ecológicas mereceram um especial interesse por parte deste algarvio.

Foi Diretor do Instituto de Investigação Científica de Moçambique e trabalhou na docência, durante nove anos, na Universidade de Luanda, participando, mais tarde na criação das Universidades de Évora, Nova de Lisboa e do Algarve. Ficará para sempre, ligado à Ualg já que foi o Presidente da Comissão Instaladora da Ualg e o seu primeiro Reitor.

A nível político exerceu, após o 25 de Abril, as funções de Secretário de Estado do Ambiente.

Manuel Gomes Guerreiro, uma das mais destacadas figuras do Algarve do século XX, não só como cidadão e cientista, viria a falecer a 10 de abril de 2000.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,844,283