Notícias
"Alva" de Ico Costa estreia em Roterdão
Alva, a primeira longa-metragem de ficção de Ico Costa, vai ter a sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que se realiza entre 23 de janeiro e 3 de fevereiro 2019, na secção competitiva Bright Future.
Co-produzido pela Terratreme (PT), Un Puma (AR), La Belle Affaire Productions (FR) e Oublaum Filmes (PT) o filme conta a história de Henrique, um homem que vive sozinho no interior de Portugal, que após ter-lhe sido retirada a custódia das filhas, certo dia sai em busca da psicóloga encarregada do processo para obter algum tipo de vingança. A partir desse momento esconde-se na floresta por vários dias, tentando não mais que sobreviver.
Da filmografia de Ico Costa incluem-se as curtas Libhaketi (2012), Quatro Horas Descalço (2012), Corrente (2013), Antero (2014) e Nyo Vweta Nafta (2017), e o documentário Barulho, Eclipse (2017). O seu trabalho tem vindo a ser exibido em vários festivais, como Semana da Crítica em Cannes, Locarno, Roterdão, Roma, Cinéma du Réel, New Directors/New Films, Oberhausen, Jihlava, Vila do Conde, IndieLisboa, DocLisboa, entre muitos outros.
Alva
2019 | ficção | 16mm | 98’ | Portugal, Argentina, França
SINOPSE
Henrique vive sozinho num monte no interior de Portugal. Tem duas filhas, mas não o deixam vê-las. Ele não entende porquê, talvez sinta que não merece isso. Certo dia sai em busca de algum tipo de vingança.
FICHA TÉCNICA
com HENRIQUE BONACHO
realização ICO COSTA
direção de fotografia HUGO AZEVEDO
direção de som DAVID BADALO
montagem FRANCISCO MOREIRA, ANA GODOY
correção de cor ADA FRONTINI, RITA LAMAS
montagem de som MARCOS CANOSA
mistura JOAQUÍN ROSSON, SIMON APOSTOLOU
produtores JOÃO MATOS, JERÓNIMO QUEVEDO, JÉRÔME BLESSON
produção TERRATREME, UN PUMA, LA BELLE AFFAIRE PRODUCTIONS, OUBLAUM FILMES