"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Câmara de Loulé lança Prémio Professor Doutor Joaquim Romero Magalhães

O ano de 2019 vai marcar a primeira edição do Prémio Professor Doutor Joaquim Romero Magalhães, iniciativa da Câmara Municipal de Loulé que tem por objetivo homenagear este ilustre louletano e, por outro lado, incentivar a investigação histórico-cultural sobre o Concelho.


Este prémio surge ligado à Revista Al’-’ulya, publicação de investigação científica interdisciplinar e de divulgação cultural, edição da Autarquia, e da qual Joaquim Romero Magalhães tem sido um dos grandes impulsionadores e um dos mais prestigiados colaboradores.

Assim, esta iniciativa pretende incrementar a investigação histórica concelhia e distinguir os jovens investigadores que, no futuro e neste contexto, apresentem trabalhos merecedores de destaque sobre o valioso património de Loulé.

Em breve será lançado o regulamento específico para as candidaturas, sabendo-se que o valor do prémio é de 4.000€. A cerimónia de atribuição deste galardão bianual acontecerá no âmbito das comemorações do aniversário da Revista Al’-’ulya, no mês de novembro.

Natural de Loulé, onde nasceu em 1942, Joaquim Antero Romero Magalhães fez a Escola Normal e o Liceu em Faro, licenciando-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1967. Obteve o grau de Doutor, em 1984, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e integrou o corpo docente dessa faculdade: foi nomeado, em 1994, Professor Catedrático e, em 2012, Professor Jubilado.

Durante o seu percurso de docente universitário foi Professor Convidado da École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris (1989 e 1999), da Universidade de São Paulo, Brasil (1991 e 1997), e da Yale University (2003).

Joaquim Romero Magalhães colaborou com a Universidade do Algarve desde os seus primórdios, estendendo posteriormente a sua colaboração a algumas edições do mestrado em História do Algarve, assegurando blocos temáticos da componente escolar desse grau.

Coordenou o volume «Alvorecer da Modernidade», volume III da História de Portugal dirigida por José Mattoso (1993). Publicou recentemente «Vem aí a República! 1906-1910». A sua bibliografia inclui inúmeros trabalhos sobre o Algarve económico, centrando-se especificamente nos séculos XVI, XVII e XVIII.

Entre outros cargos, foi deputado à Assembleia Constituinte da República Portuguesa (1975-1976), secretário de Estado da Orientação Pedagógica dos governos presididos por Mário Soares (1976-1978), presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1985-1989 e 1991-1993) e comissário-geral da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (1999-2002).

A Revista Al’-’ulya foi fundada em 1992, esta publicação foi concebida para um segmento de público especializado, e tem também a particularidade de atrair leitores com o interesse comum pelo estudo e conhecimento das Ciências Sociais, das Humanidades e do Património Histórico-Cultural. Nas últimas duas décadas, a Al’-’ulya permitiu o registo e a difusão sistemática e rigorosa das pesquisas no âmbito da arqueologia, da história local, do património arquitetónico, etnográfico e cultural, alterando positivamente e por completo a forma de encarar as questões do património histórico-cultural que, por mérito próprio, passaram a ocupar um lugar estratégico no desenvolvimento do Município.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,844,033