Notícias
Academia de Cinema entrega Prémio Carreira a Tom Fleischman
A Academia Portuguesa de Cinema vai entregar, no dia 14 de dezembro, na sala M. Félix Ribeiro, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, a Tom Fleischman, misturador de som nova-iorquino, cinco vezes nomeado aos Óscares e vencedor da edição de 2012 na categoria de Melhor Edição de Som (“A Invenção de Hugo”, de Martin Scorsese), o Prémio Carreira (Sophia 2018 Lifetime Achievment Award) e o diploma de Membro Honorário Internacional.
Para o presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, Tom Fleischman “é uma figura de referência da sonoplastia fílmica, com um papel preponderante no reconhecimento da importância do som e da sua mistura e edição para o êxito das obras cinematográficas”.
Após a entrega do galardão, será exibido na Sala M. Félix Ribeiro um dos maiores sucessos da carreira de Tom Fleischman, “O Silêncio dos Inocentes”.
No dia anterior, 13 de dezembro, antecipando a cerimónia dos Sophia Estudante 2018, que este ano acontecem no Teatro Rivoli, no Porto, Tom Fleischman vai dar uma masterclass sobre “O Som no Cinema”.
Esta é a terceira vez que a Academia Portuguesa de Cinema atribui o diploma de Membro Honorário Internacional. A primeira foi em setembro de 2017, numa homenagem à atriz inglesa Vanessa Redgrave, e a segunda há um ano, integrada nos Sophia Estudante 2017, com a entrega do galardão ao diretor de fotografia italiano Vittorio Storaro.