"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Fundação AIS apresenta novo Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo

Em quantos países há pessoas detidas por causa da sua fé? E quantas sofrem violência, tortura? Em que países é mais arriscado alguém professar abertamente a sua convicção religiosa? Qual a religião mais perseguida em todo o mundo? A resposta a todas estas perguntas chega com a apresentação do Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo.

A Fundação AIS divulga em Portugal e em simultâneo em diversos outros países o Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo referente ao período correspondente de junho de 2016 a junho de 2018. Em Portugal, a apresentação esteve a cargo do professor Jaime Nogueira Pintoe o evento, que contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República, decorreu no Centro Nacional de Cultura, em Lisboa, no dia 22 de novembro de 2018.

A liberdade religiosa é um dos principais barómetros sobre os dias de hoje. O artigo 18º da Declaração Universal dos Direitos do Homem, redigido há 70 anos, é taxativo: Todas as pessoas têm direito “à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos”.

A liberdade religiosa – ou a falta dela – diz muito sobre o estado atual do mundo e reflete os avanços e recuos no desenvolvimento civilizacional da humanidade. A Fundação AIS publica de dois em dois anos um meticuloso relatório sobre esta matéria, resultado do trabalho rigoroso de uma extensa equipa que monitoriza a informação publicada nos Media, documentos constitucionais e legislação dos diversos países, assim como dados obtidos diretamente através da Igreja e de outras instituições presentes no terreno nos diversos continentes. Ao todo, foram analisados 197 países.

O Relatório sobre Liberdade Religiosa da Fundação AIS, em que se avalia a situação referente às principais religiões e igualmente sobre as minorias religiosas, é o único da responsabilidade direta de uma instituição católica. Atualmente, há quatro organizações que elaboram relatórios sobre esta temática. Além da AIS, apenas a Pew Reports, o Departamento de Estado dos EUA e a Comissão para a Liberdade Religiosa da União Europeia, produzem documentos similares.

As conclusões do Relatório da Fundação AIS são um alerta para a situação em que se encontram milhares de pessoas em todo o mundo vítimas da intolerância, fanatismo religioso e terrorismo, mas também da violência exercida por grupos radicais, atores estatais e regimes autoritários.

De facto, o documento conclui que a situação das minorias religiosas se deteriorou em quase metade dos países onde há violações significativas das liberdades e constata-se, em comparação com o relatório anterior – referente ao período de junho de 2014 a junho de 2016 –, que há mais países a sofrerem abusos sistemáticos quanto à prática de culto. Isto traduz-se, na prática, na degradação das condições de vida, por vezes até ao intolerável, para as populações que pertencem a minorias religiosas.

Durante os dois anos em análise no Relatório da AIS, foi possível detetar também um aumento de casos de abuso sexual contra mulheres, por grupos e militantes extremistas em África e no Médio Oriente, assim como em parte do subcontinente indiano. Da mesma forma, há sinais do aumento de islamofobia no Ocidente e de casos de anti-semitismo.

O Relatório completo, assim como o Sumário Executivo, estão disponíveis em formato digital, em www.religion-freedom-report.org

A versão impressa do Relatório pode ser solicitado à Fundação AIS.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,751,967