"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O Kamanguista"

Romance protagoniza uma viagem ao tráfico de diamantes em Angola e à época do Estado Novo e da Guerra Colonial.


A editora Luz da Razão acaba de lançar o livro “O Kamanguista”, da autoria de Luis Miguel Santos. Uma obra que retrata a realidade do tráfico de diamantes em Angola, do Estado Novo e da Guerra Colonial.

O primeiro romance de Luís Miguel Santos faz uma viagem ao regicídio de 1908 e termina pouco depois do 25 de abril de 1974, tendo como pano de fundo a Diamang - Companhia de Diamantes de Angola. No decorrer da obra as personagens são confrontadas com situações de tráfico de diamantes, corrupção, traumas de guerra, racismo e injustiças sociais.

A minha inspiração para escrever este romance começou há alguns anos, quando li um artigo sobre a Diamang.Fiquei surpreendido com aquilo que descobri e mais ainda por esta empresa ser tão desconhecida pelo público em geral. Afinal, estamos a falar de uma instituição que tinha escolas, hospitais e até uma polícia própria, funcionando como uma espécie de cidade autónoma. O seu poder era de tal ordem que chegou a ser conhecida como “um Estado dentro do Estado”. Este foi o ponto de partida para começar a explorar temas paralelos como o Estado Novo, a Guerra Colonial e o 25 de abril, ao mesmo tempo que enquadrava neles as personagens principais, afirma Luis Miguel Santos.

O livro centra-se na personagem de Francisco de Vasconcelos, filho do dono de uma das principais joalharias de Lisboa. Habituado a uma existência desafogada, vai subitamente ter de se confrontar com uma mudança radical na sua vida, que o leva a trabalhar na poderosa Diamang – Companhia de Diamantes de Angola. Com apenas 19 anos, mas movido por uma enorme ambição, Francisco terá de ganhar o seu espaço na Companhia e, ao mesmo tempo, lidar com tudo o que de negativo se passa dentro dos seus muros - injustiças sociais, racismo e contrabando.

A maneira como irá lidar com a realidade que o rodeia vai moldar o seu carácter e definir o resto da sua vida, assim como a de todos os que lhe são próximos, acrescenta o autor.

Licenciado em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, Luís Miguel Santos é Responsável de Comunicação e Marketing na APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis há cerca de três anos.

O escritor também deu cartas na área da poesia. Em 2001 ficou em terceiro lugar no concurso “Arte Jovem”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Torres Vedras e em 2002 repetiu o resultado num concurso organizado pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

PVP: 14,50€ c/ IVA

Sobre a editora Luz da Razão:

A Luz da Razão (www.luzdarazao.pt) é uma editora que se propõe a investir, através das suas chancelas, no poder da difusão da arte e do conhecimento como ferramenta fundamental para libertar consciências, destruir preconceitos, apresentar ideias e divulgar a produção científica em Portugal.

Pretende atingir a sociedade a todos os níveis, com a divulgação de obras que contribuam para o debate e desenvolvimento de uma visão humanista e integrada das pessoas, das artes, da ciência, da ecologia e da vida.

O seu trabalho está orientado para tornar a literatura um novo prazer, através da edição de livros inovadores, diferenciados e cheios de histórias onde sentimentos, vidas e talentos sejam os seus complementos essenciais. Livros que, por isso mesmo, agarrem o leitor desde a primeira frase.

Enquanto editora, não abre mão do trabalho que lhe cabe na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, pautada pela liberdade de pensamento, de forma a promover a sustentabilidade ambiental e social do mundo.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,751,851