"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Trienal desafia novos profissionais a construir o futuro da Arquitetura

A Trienal de Arquitectura de Lisboa anuncia a chamada da Future Architecture Platform para a submissão de novos trabalhos, no que é muito mais que uma simples competição de arquitetura. Até 7 de janeiro de 2019.


Com o objetivo de promover a visibilidade e circulação de projetos a nível europeu que levem a um verdadeiro reconhecimento internacional de novas autorias, a Future Architecture convida profissionais ou coletivos emergentes multidisciplinares a submeter trabalhos que visem explorar, envolver e moldar o território em que vivemos numa perspetiva de reflexão sobre o futuro das cidades.

No âmbito do Programa Europeu de Arquitectura, da qual a Trienal faz parte com mais 21 outros agentes culturais, o novo call retoma o compromisso desta rede europeia criar pontes entre profissionais emergentes com projetos relacionados com Arquitectura e uma boa parte das mais importantes instituições que no continente europeu operam nesta área. 

Nesta 4ª edição, podem candidatar-se, individualmente ou em conjunto, arquitetos, arquitetos paisagistas, urbanistas, engenheiros, curadores, designers, artistas, profissionais de comunicação e todos aqueles cujo trabalho esteja focado no futuro da Arquitectura. As candidaturas podem ser compostas por projetos finalizados ou propostas teóricas ou conceptuais que pensem inovações espaciais, sociais ou culturais. Nesta chamada, serão privilegiados projetos que tratem problemas práticos e novas áreas e métodos de atuação fora dos sistemas e abordagens existentes.

Os candidatos, selecionados na primeira fase, terão a oportunidade de apresentar a sua ideia na Conferência de Matchmaking no Museu de Arquitectura e Design, em Liubliana, de 13 a 16 fevereiro 2019, onde os membros da plataforma levarão a cabo uma segunda seleção. Os finalistas serão convidados a participar em uma ou mais atividades a realizar ao longo 2019. (Consultar lista completa de eventos de acolhimento).

Das candidaturas, a Trienal irá selecionar cinco que irão colaborar no desenvolvimento de um programa educativo, resultante de uma semana imersiva de trabalho em equipa a realizar-se em Lisboa. Sob a ideia de que a razão e a racionalidade são fundamentais para tornar a arquitetura compreensível, o objetivo desta residência é projetar atividades para pessoas de todas as idades, com base numa abordagem participativa e focada na reflexão crítica, debate e experimentação.

Em 2018, registaram-se 16 candidaturas portuguesas, duas das quais foram selecionadas (Skrei e Fala Atelier), cada uma recebendo três convites que deram uma visibilidade transnacional à sua atividade. Em 2019, a Trienal espera poder contar com uma mais expressiva participação, acreditando ser uma excelente oportunidade de internacionalização.  

>> CANDIDATURAS, REGULAMENTO E RESULTADOS

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,177,030