Notícias
Porto Editora disponibiliza online o único Dicionário de Língua Gestual Portuguesa
Obra acessível no site Infopédia para todos os dispositivos. Iniciativa assinala o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.
Dia 15 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa e a Porto Editora decidiu assinalar a data com a disponibilização online do (único) Dicionário de Língua Gestual Portuguesa .
O dicionário estará alojado no site Infopédia. Reúne mais de 5300 entradas, todas devidamente acompanhadas de vídeo demonstrativo, e é de consulta muito fácil, nomeadamente através do telemóvel e outros dispositivos móveis.
O desenvolvimento deste dicionário é da responsabilidade da Porto Editora e da autora Ana Bela Baltazar, intérprete e professora de Língua Gestual Portuguesa.
Com esta iniciativa, pretende-se proporcionar um apoio mais efetivo quer à comunidade de surdos em Portugal – calculada em mais de 100 mil – quer aos familiares, educadores, professores ou técnicos . Não menos importante, é a contribuição para a efetiva inclusão daqueles cidadãos na sociedade e para a valorização de uma das línguas oficiais do nosso país, a Língua Gestual Portuguesa .
O Dicionário de Língua Gestual Portuguesa é o 29.º dicionário – e a Língua Gestual Portuguesa o 11.º idioma – a integrar a Infopédia, a maior base lexicográfica em língua portuguesa disponível online, que completa agora o seu 15.º aniversário de existência.
Sobre Ana Bela Baltazar
Ana Bela Baltazar é licenciada e Mestre em Psicologia Clínica e Mestre em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Desenvolve a sua atividade profissional de Intérprete de Língua Gestual, é docente na Escola Superior de Educação do Porto e, entre outros projetos, é formadora responsável por vários Cursos de Formação Contínua de Intérpretes de Língua Gestual. É Intérprete de Língua Gestual na RTP e foi responsável pelo Dicionário de Língua Gestual Portuguesa publicado pela Porto Editora em 2010.