"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Coleções francesas de Calouste Gulbenkian e Carl Jacobsen juntas em Lisboa

A exposição "Pose e Variações" mostra a pose aos olhos e mãos da escultura francesa do século XIX. Vai estar em exibição até fevereiro de 2019.

Foto: Fundação Calouste Gulbenkian


A exposição "Pose e Variações" vai estar em exibição na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, até fevereiro de 2019. A exposição é uma colaboração entre a fundação e a Glyptotek de Copenhaga, na Dinamarca, e junta obras de escultura francesa colecionadas por Calouste Gulbenkian e Carl Jacobsen.

A reunião das duas coleções começa em Lisboa, antes de partir para Copenhaga. Ao todo, são cerca de 30 obras que vão estar expostas.

"Quando nós tivemos o desafio deles para trabalhar numa exposição conjunta, fomos à procura daquilo que nos unia e une-nos a escultura francesa do século XIX, que é um tema muito interessante", diz Luísa Sampaio, uma das curadoras da fundação. "Nunca tinha sido abordado no seu conjunto e o século XIX, não só para a pintura, mas também para a escultura, é um século muito desafiante".

A curadora diz ainda que a exposição é "pedagógica", por mostrar "o que é que aconteceu na escultura ao longo de cem anos, ou seja, desde a tradição clássica que traziam os escultores como o Jean-Antoine Houdon, que vem do final do século XVIII, até ao século XX, até aquilo que se veio a designar pela escultura moderna com [Auguste] Rodin, que é realmente a figura de rutura a partir de 1875".

A junção das obras com os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian torna a exibição, segundo Luísa Sampaio, ainda mais apelativa. "Eu acho que esse percurso é interessantíssimo e, como estava a dizer, este contacto com o jardim, com a natureza, é muito agradável. Eu acho que é uma exposição que as pessoas vão ver com muita leveza e aprender imenso", aponta.

A exposição recebeu o nome "Pose e Variações" pela preponderância que os artistas e a curadora atribuíram ao "ato de posar" para uma pintura ou escultura e que, agora, é destacado com a coleção em Lisboa.

"Partimos de um conceito inicial da pose, porque a pose efetivamente trata da figura humana. Desde quando é que posam os homens? Desde sempre, desde os gregos, desde a antiguidade. Os nossos bisavós posaram para as fotografias, os príncipes do Renascimento posaram para a grande pintura. Hoje posamos para as selfies, que é uma coisa muito engraçada. Portanto, as pessoas revêm-se porque posar é o ato de se mostrar da melhor maneira possível", explica.

Jean-Baptiste Cardeaux, Auguste Rodin, Aimé-James Dalou ou Paul Dubois serão alguns dos escultores expostos em "Pose e Variações". Luísa Sampaio destaca ainda uma curiosidade nesta coleção de Calouste Gulbenkian e Carl Jacobsen, o cervejeiro dinamarquês conhecido por criar a cerveja Carlsberg. "Temos da mesma obra a sua versão em gesso, ou seja, a primeira versão do escultor, do momento da criação, que normalmente é mais pequeno. Temos aqui o caso da "Flora", de Carpeaux, que temos um gesso mais pequeno do que a passagem a mármore e temos do Carpeaux também um "Cupido Ferido" com três versões exatamente à mesma escala, em gesso, em bronze e em mármore".

A curadora aponta este invulgar aspeto da exposição como um prato forte para quem visitar a Fundação. "Eu acho que as pessoas olham para este bocadinho da exposição e percebem imediatamente de que é que trata a escultura. A escultura não trata de modelos únicos ou de peças únicas. Tem múltiplas passagens a mármore, consoante o sucesso que tem, e tem edições mais ou menos vastas em bronze", explica.

A exposição "Pose e Variações" estará em Lisboa até 4 de fevereiro. O bilhete para a exposição custa cinco euros.


in Renascença | 2 de novembro de 2018
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,844,321