"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Projeto cultural junta Portugal e Chile na celebração dos 500 anos da circum-navegação

Exposição Incognitum: Circum-Navegações Contemporâneas vai ser apresentada em Lisboa entre maio e agosto de 2020, mudando-se depois para a cidade de Punta Arenas, em outubro de 2020, e para Santiago do Chile, no início de 2021.

Torre de Belém - Arquivo Público


Vinte artistas portugueses e chilenos vão participar numa residência artística no Chile, da qual resultará uma exposição, com o objetivo de comemorar os 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães e aproximar as culturas dos dois países.

Apresentado esta segunda-feira, na Casa da América Latina, em Lisboa, pela portuguesa Isabel Carlos e pelo chileno Raúl Miranda, o projeto Incognitum: Circum-Navegações Contemporâneas, do qual são curadores, vai decorrer entre 2019 e 2021 para assinalar os 500 anos da circum-navegação iniciada por Fernão de Magalhães, que ocorreu entre os anos de 1519 e 1521.

O projeto contempla o convite a artistas portugueses e chilenos para participar numa residência artística, durante o ano de 2019, na cidade de Punta Arenas, situada no Estreito de Magalhães, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico.

O objetivo desta residência é o contacto, investigação e criação de obras relacionadas com a comemoração do "descobrimento" do Estreito de Magalhães e as suas implicações histórico-sociais, explicou Isabel Carlos. Para tal, este grupo de artistas irá fazer o mesmo trajeto realizado por Fernão de Magalhães, incluindo uma viagem à Antártida, e irá contactar com a comunidade local, artistas e cientistas residentes na região.

As obras concebidas durante a residência, que deverão ser influenciadas pela experiência geográfica e pelo contexto histórico, político e social da comemoração, vão resultar numa exposição que estará patente entre 2020 e 2021 em diferentes espaços de três cidades distintas dos dois continentes.

A inauguração está marcada para Lisboa, em maio de 2020, em três espaços da EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural) – Cordoaria Nacional, Padrão dos Descobrimentos e Galeria da India – e na Casa da América Latina, "explorando o eixo junto ao Rio Tejo", disse Isabel Carlos.

A exposição em Lisboa encerra em agosto de 2020, para se mudar para a cidade de Punta Arenas, em outubro de 2020, e depois para Santiago do Chile, no início de 2021.

"Este projeto comporta a aproximação dos dois países. Queremos que as nossas culturas se encontrem e se conheçam melhor através das linguagens artísticas", acrescentou a curadora.

A exposição e os artistas selecionados articulam-se em torno de três eixos: reflexão pós-colonial, ideia do incógnito e viagem, não só no sentido físico, mas também de viagem interior.

Os curadores destacaram que os artistas selecionados são de Portugal e do Chile, o que não significa necessariamente que tenham nacionalidade portuguesa ou chilena, ou que residam no país correspondente, tratando-se mais de "pertencer a uma geografia afetiva, cultural ou vivencial, mais do que a uma nacionalidade".

Entre os artistas representantes de Portugal contam-se Ana Vaz, Ângela Ferreira, Délio Jasse, Filipa César, Francisco Vidal, Kiluanji Kia Henda, Luciana Fina, Salomé Lamas e Vasco Araújo.

Do Chile, participam Anelys Wolf, Alicia Villarreal, Cláudio Correa, Demian Shopf, Enrique Ramirez, Fernando Prats, Francisco Navarrete, Mónica Bengoa, Narelle Jubelin, Sebastian Jatz e Voluspa Jarpa.

Para Isabel Carlos, a apresentação deste projeto "é o início de uma grande aventura que só terminará em 2021" e que espera contribua para unir Portugal e o Chile.


por Lusa e Público | 22 de outubro de 2018
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,844,012