"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Maia estuda qual o uso a dar à Quinta dos Cónegos

A Câmara da Maia está a estudar que utilização dar à Quinta dos Cónegos, propriedade do século XVIII pautada por influência da escola de Nasoni com quatro hectares, que foi adquirida por 3,3 milhões de euros ao Novo Banco.


Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, apontou estar "a ultimar o programa definitivo para a Quinta dos Cónegos, avançando que "o espaço terá finalidades ligadas ao lazer, bem-estar, fruição e ambiente "em primeira instância para a família maiata, mas também para a Área Metropolitana do Porto".

Em causa está um espaço com quatro hectares localizado perto do centro do concelho da Maia, distrito do Porto, cuja construção é situada entre 1727 e 1737, de acordo informação remetida à agência Lusa pela autarquia.

A casa data do século XVIII, tendo elementos do estilo barroco e "forte influência da escola de Nasoni", ainda que o espaço possua também uma Capela da Sagrada Família do século XVII encostada à casa principal e com ligação pelo interior.

A origem da Quinta dos Cónegos está ligada ao Cabido da Sé, sabendo-se que meados do século XX passou para Sobral Mendes que foi proprietário das minas de carvão de São Pedro da Cova, Gondomar, e que em 1992 a casa sofreu um incêndio.

Posteriormente foi adquirida pela Fundação Ricardo Espírito Santo e alvo de uma requalificação, tendo passado a ter uma vertente social como o acolhimento de ações de formação, venda de coleções da fundação ou o alojamento de clientes de referência.

O espaço inclui várias salas decoradas e mobiladas de forma clássica com peças de diferentes épocas e autores, cinco quartos na casa principal, mais dois no piso inferior antes reservado aos empregados, bem como uma estrutura anexa com sala de formação e quartos, e jardim com ringue desportivo multiúsos, tanques, wc independente da casa principal, espelhos de água, pomar, dependências agrícolas, estufa, entre outros pormenores.

"É uma quinta que vai ser posta à disposição do público. Está ao lado de um ecocaminho que tem sido muito procurado pela população e deve articular-se com outros equipamentos do concelho como a Fundação Gramaxo ou a Cidade Desportiva. É um palacete que, pela história e riqueza arquitetónica e cultural, tem de poder ser visitado. Necessariamente terá também componente cultural e artística", disse António Silva Tiago.

O autarca quer, com a "equipa de especialistas que está a trabalhar neste dossiê", fechar o programa sobre o uso da Quinta dos Cónegos "até ao final de outubro", acreditando que a Câmara da Maia vai oferecer à população "um verdadeiro oásis mesmo no centro da Maia", concluiu.


por Lusa e Diário de Notícias | 19 de outubro de 2018
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,844,074