Notícias
"A Terra Treme" em Loulé
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), com o apoio do Município de Loulé, promove todos os anos o exercício público de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”, medida prevista na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva, e que este ano acontece a 5 de novembro, pelas 11h05.
O objetivo deste exercício, durante o qual se exercitam os “3 gestos que salvam” – Baixar, Proteger e Aguardar – é capacitar os cidadãos para saberem como agir em caso de sismo. Para tal, é imperioso que sejam conhecidas, por todos, as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar antes, durante e depois de um sismo.
Além das escolas, cuja adesão à iniciativa tem sido enorme ao longo das sucessivas edições, a ANPC tem, ano após ano, alargado a toda a sociedade a reflexão sobre a temática do risco sísmico e procurado envolver um número crescente de participantes neste exercício.
“Este exercício é um ato de cidadania, um compromisso cívico que exige a todos um empenhamento ativo na prossecução da sua própria proteção e segurança e a de todos os que nos rodeiam. Deste modo, consideramos estratégico que as organizações – públicas, privadas e associativas – também se comprometam neste desiderato coletivo, envolvendo os seus trabalhadores e colaboradores no processo de incremento do seu grau de prontidão e reação a sismos e/ou tsunamis”, refere a organização.
O exercício “A Terra Treme” visa comprometer e envolver todos no desiderato de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.
A Autarquia de Loulé apela, assim, à participação coletiva nesta jornada nacional que visa incrementar a resiliência e a segurança entre os nossos concidadãos.
Para proceder às inscrições os interessados deverão aceder ao site.