"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Portugal, Espanha e França definem estratégia comum de proteção do património

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) recebe na Casa Allen (Porto), nos dias 16 e 17 de outubro, a 5ª reunião semestral do projeto HeritageCARE (Programa SUDOE).


O projeto é liderado pela Universidade do Minho, no qual a DRCN é parceira ativa e conta ainda com a participação dos parceiros: Universidade de Limoges (França), Universidade de Clermont-Ferrand (França), Universidade de Salamanca – Politecnico de Ávila (Espanha), Fundação Santa Maria la Real para o Património Histórico (Espanha), Instituto Andaluz do Património (Espanha), Centro de Computação Gráfica (Portugal).

O projeto HeritageCARE – Monitorização e conservação preventiva do Património histórico e  cultural – decorre no âmbito do Programa Interreg – SUDOE com um apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no valor de 1.284.712,11 euros para um montante total do projeto de 1.686.282,82 euros.

O projeto HeritageCARE visa a implementação de uma metodologia integrada e sustentável para a conservação preventiva e manutenção do património histórico e cultural em Portugal, Espanha e França. O objetivo será alcançado através do desenvolvimento de uma estratégia conjunta, baseada num sistema de monitorização preventiva do património, criando-se para tal uma entidade sem fins lucrativos que prestará um conjunto de serviços de inspeção periódica aos edifícios, aconselhando os proprietários para as boas práticas de conservação.

O projeto tem a duração de 3 anos e os parceiros trabalham em conjunto, partilhando o seu conhecimento e experiência na área, contribuindo, assim, para a definição de diretrizes comuns de boas práticas para a inspeção sistemática, diagnóstico, conservação e manutenção do património cultural construído. A metodologia é implementada e validada através de 60 casos de estudo (edifícios classificados e não classificados), distribuídos uniformemente entre os três países parceiros.

A reunião permitirá aos parceiros apurar o ponto da situação das várias atividades do projeto, nomeadamente sobre a evolução da implementação das metodologias de inspeção SL1 e SL2 nos três países e a utilização da plataforma web, mas também identificar prioridades e discutir desafios para o último ano de execução do projeto.

A reunião será complementada com visita ao Espaço Património Norte/ Mosteiro da Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia) no dia 16 de outubro e aos jardins e Casa de Allen (Porto) no dia 17 de outubro.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,180,436