Notícias
Inês Pedrosa na Porto Editora – e nos EUA
O Processo Violeta, novo romance da autora, será lançado no início do próximo ano. Nos EUA, é publicada a tradução de Nas Tuas Mãos.
No princípio do próximo ano, a Porto Editora inicia a publicação da obra de Inês Pedrosa com o seu novo romance, O Processo Violeta. Entretanto, já a partir de amanhã, o seu romance Nas Tuas Mãos – Prémio Máxima de Literatura – vai estar publicado nos Estados Unidos da América pela Amazon Crossing, com o título In Your Hands e tradução de Andrea Rosemberg. Para junho está previsto o lançamento da edição americana de Fazes-me Falta. Inês Pedrosa tem ainda livros publicados no Brasil, em Espanha, em Itália, na Croácia e na Alemanha.
Sobre In Your Hands:
«Portugal através de uma voz de mulher é Amália Rodrigues com os seus fados divinamente nostálgicos; e agora é Inês Pedrosa com este romance poderosamente evocativo e comovente.» – Laura Restrepo
«Repleto de sabedoria e beleza como poucos romances que conheço.» – Jaime Manrique
«Este apaixonante, impressionante romance está agora em inglês pela primeira vez.» – Philadelphia Inquirer
«In Your Hands é um outro trabalho na bela tradição da literatura europeia contado a partir de uma perspetiva definitivamente feminista, centra-se nos sentimentos das suas principais personagens, cada uma delas uma mulher enérgica e apuradamente retratada, enquanto navegam nos turbulentos tempos do Portugal do século XX» – Writers & Readers Magazine
A AUTORA
Inês Pedrosa nasceu em 1962. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou na imprensa, na rádio e na televisão, tendo recebido vários prémios de jornalismo. Foi diretora da Casa Fernando Pessoa entre 2008 e 2014. Manteve durante anos uma crónica semanal no Expresso, que foi galardoada, em 2007, com o Prémio Paridade da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Até outubro de 2016, foi colunista do semanário Sol. Publicou 18 livros, entre os quais se destacam 7 romances: A Instrução dos Amantes, Nas Tuas Mãos (Prémio Máxima de Literatura), Fazes-me Falta, A Eternidade e o Desejo (finalista do Prémio Portugal Telecom 2009 e do Prémio Correntes d' Escritas 2010), Os Íntimos (Prémio Máxima de Literatura), Dentro de Ti Ver o Mar e Desamparo (2015). Publicou ainda duas novelas fotográficas: Carta a Uma Amiga (sobre fotografias de Maria Irene Crespo), e Do Grande e do Pequeno Amor (sobre fotografias e em coautoria com Jorge Colombo), bem como os livros de contos Fica Comigo Esta Noite e Desnorte (2016). É também autora da Fotobiografia de José Cardoso Pires, da coletânea de biografias 20 Mulheres para o Século XX, do livro de entrevistas Anos Luz, do livro de crónicas Crónica Feminina, da narrativa de viagem No Coração do Brasil – Seis Cartas ao Padres António Vieira bem como de dois livros infantis: Mais Ninguém Tem (ilustrações de Jorge Colombo) e A Menina Que Roubava Gargalhadas (ilustrações de Júlio Pomar). Organizou uma antologia de poesia portuguesa, Poemas de Amor, e uma antologia de contos sobre a amizade, Os Melhores Amigos. Em 2016, publicou o livro de citações As Lições de Vida de William Shakespeare, o qual organizou e traduziu. Escreveu duas peças de teatro: Doze Mulheres e Uma Cadela e Socorro, Estou Grávida! (em coautoria com Patrícia Reis). A sua obra encontra-se publicada no Brasil, em Espanha, em Itália, na Alemanha, na Croácia e nos Estados Unidos da América.