"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Heidegger: controverso e genial

Em pleno período niilista da cultura ocidental, no qual os valores, convicções, sentidos e «porquês» parecem desvalorizados, conheça os pensamentos de Martin Heidegger, um dos maiores filósofos do século XX em Estudos sobre Heidegger, um livro de Mafalda de Faria Blanc.

 

O nome do filósofo alemão Martin Heidegger continua a gerar controvérsia. Desde logo pela filiação no Partido Nazi, de Adolf Hitler, da qual nunca se desculpou. Depois pelo profético desvelamento poético da verdade, que reabre um novo começo da história, em oposição ao niilismo que reina na sociedade ocidental desde o início do século XX.

Da sua Ontologia, corrente de pensamento que situa o ser humano num contexto de ser-para-a-morte, resulta uma divergência: se por um lado os chamados filósofos continentais observam a sua obra como um marco de inovação, por outro os filósofos analíticos rejeitam o seu pensamento. 

Mafalda de Faria Blanc, professora de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê em Martin Heidegger a sua maior referência, motivo pelo qual se tem vindo a especializar na obra do alemão desde a década de 1980. O percurso filosófico da autora assenta no estudo da Ontologia, da Metafísica e da História da Filosofia.

Da admiração pela obra do filósofo alemão, nasce Estudos sobre Heidegger, um livro que analisa a evolução diacrónica da ontologia de Heidegger ao longo de três grandes períodos: o da Analítica existencial, o da História do ser e o da Topologia do ser.

Sobre Martin Heidegger, Mafalda de Faria Blanc já publicou: O Fundamento em HeideggerIntrodução à OntologiaMetafísica do TempoEstudos sobre o Ser I e II Crise de Sentido e Tarefa do Pensar.

Um livro com a chancela Guerra & Paz, essencial para quem estuda filosofia. 

Sinopse 
Figura controversa do século XX, Heidegger permanece, no entanto, uma referência incontornável da contemporaneidade, que ele antecipou de forma profética. A seu ver, o desafio do nosso tempo é o de uma época em que se efetivou o que, desde os Gregos, a filosofia entendeu por saber – a technê. Resta, como alternativa – esquecida ou secundarizada pela história –, outra via, a do desvelamento poético da verdade do ser. Ela concerne, pensa o filósofo, a tarefa do pensar vindouro, a de reabrir a possibilidade de um mundo onde o impossível, improvável ou incalculável se torne possível: a vinda salvadora de um deus que reinaugure um novo começo da história. Nestes Estudos, procurámos tratar os principais temas do pensamento do autor, sem descurar a evolução diacrónica dos mesmos ao longo dos três grandes períodos: o da Analítica existencial, o da História do ser e o da Topologia do ser. Quisemos mostrar que este é um pensar aberto e experimental, mais apostado em questionar do que em responder, em compreender do que em afirmar, um pensar itinerante e hermenêutico, à medida do humano e da sua finitude.

Biografia da autora 
Mafalda de Faria Blanc é Professora Associada de Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa, onde se licenciou em 1977 e leciona desde 1980. Dedica-se ao ensino e investigação em Ontologia, Metafísica e História da Filosofia, privilegiando uma abordagem hermenêutica e dialógica com os autores, em que os grandes temas da cultura estão presentes – ciência, técnica, arte, religião, sociedade ou política – na análise e discussão dos problemas da contemporaneidade. O pensamento de Heidegger constitui a referência maior do seu percurso filosófico, pela centralidade que confere à questão do ser na sua relação com o sentido da existência humana, problemática essa sobremaneira pertinente no atual período niilista da cultura ocidental. 

Estudos sobre Heidegger
Mafalda de Faria Blanc
Não Ficção / Filosofia
344 páginas · 15x23 · 18,00€
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,049,183