"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Frei Luís de Sousa"

As grandes obras têm o poder de se tornar inesgotáveis, de vencerem as malhas do tempo e de serem eternas. Saiba porque é que a obra de Almeida Garret ainda se mantem viva em 2018.

 

Do século XIX chega-nos Frei Luís de Sousa, peça de Almeida Garret editada pela Guerra & Paz Editores com intuito de conferir excelência à sua coleção de clássicos.

Mas este texto com quase 200 anos é bem mais do que isso. Frei Luís de Sousa é considerada uma obra-prima do teatro romântico e uma das mais míticas da literatura portuguesa. Não é por mero acaso que se mantem, em pleno ano de 2018 e após constantes mutações nos programas escolares, como obra de leitura obrigatória no ensino secundário.

Para quem leu, a releitura não será nunca uma perda de tempo, para quem não leu, saiba que Almeida Garret continua bem vivo nas 184 páginas deste livro. E porquê? Porque se inspirou em temas intemporais como a liberdade, a denúncia da tirania social e o flagelo da perda de identidade.

Dia 16 de outubro já pode reencontrar nas livrarias portuguesas personagens como o nobre Manuel de Sousa Coutinho a atormentada Madalena, a prodigiosa, mas frágil Maria, o sebastianista Telmo Pais e Romeiro, a mais assombrosa das figuras: um fantasma, um homem sem identidade que através do célebre «Ninguém» ficou na história da literatura portuguesa.

Nesta nova edição poderá encontrar uma nota introdutória, o resumo de cada ato, o «Prólogo dos editores», «Memória ao Conservatório Real» e ainda a lista de personagens.

Um Clássico Guerra & Paz a não perder. 

Sinopse 
Frei Luís de Sousa escapa ao carácter inelutável do tempo. Consagra-o, por isso, no pódio dos grandes clássicos portugueses. É uma obra-prima do teatro romântico. Até Alexandre Herculano, presente na primeira representação, em 1843, aplaudiu. Garrett bateu-se pelos ideais da liberdade, denúncia e tirania social. E define o drama como a mais verdadeira expressão literária e artística da civilização do século. E esta é a tragédia do destino – o drama. O enredo da obra parece ter sido inspirado na vida do próprio escritor, mas a ação desenrola-se nos finais do século XVI, tendo como pano de fundo a resistência ao domínio filipino e a figura do próprio Frei Luís de Sousa, nome adotado por Manuel de Sousa Coutinho. Ouçamos as vozes de Madalena, uma mulher atormentada pelo passado, de sua filha Maria, a menina prodígio, de seu segundo marido, Manuel de Sousa Coutinho, o nobre patriota que incendia o seu próprio palácio, de Telmo Pais, o fiel escudeiro sebastianista. E, por fim, o Romeiro, esse fantasma que, tragicamente, ameaça a felicidade do lar. Um vazio, um eco nesse «Ninguém», que ficará para a história e cultura portuguesas.

Biografia do autor 
João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett nasceu no Porto, em 4 de Fevereiro de 1799, e faleceu no ano de 1854, aos 55 anos de idade, em Lisboa, sendo considerado uma figura de incomparável talento na literatura portuguesa e um dos mais geniais escritores portugueses. Escritor com uma obra variada (poeta, dramaturgo, romancista), Garrett foi ainda um homem dedicado à política (diplomata, deputado, ministro), um orador exímio, soldado, juiz, cronista-mor do reino, perdido de amores e um verdadeiro dandy. Da imensa bibliografia publicada, destacamos: Catão (1821); Camões (1825), D. Branca (1826), Adozinda (1828); Portugal na Balança da Europa (1830), Um Auto de Gil Vicente (1838), O Alfageme de Santarém (1842), Frei Luís de Sousa (1843), Romanceiro (1843-1851), Flores sem Fruto (1845), O Arco de Sant’Ana (1845, 1851), e Folhas Caídas (1853).

Frei Luís de Sousa
Almeida Garret
Colecção Clássicos Guerra & Paz
Ficção / Literatura Portuguesa
184 páginas · 15x23 · 12,90 €
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,752,561