Notícias
Prossegue reabilitação do Palácio do Marquês de Pombal
Depois de concluída, em novembro de 2017, a obra no terraço norte do Palácio do Marquês de Pombal, tiveram início durante este verão os trabalhos de reabilitação do terraço sul, que consistem na substituição de beirados e reconstrução de cimalhas, um investimento que ascende aos 134 mil euros.
Recorde-se que o Município de Oeiras tem desenvolvido obras de conservação e reabilitação com a finalidade de proteger, valorizar e divulgar o Palácio do Marquês de Pombal, assegurando o respeito pelo valor dos elementos construídos.
O antigo lagar de produção de azeite foi uma das primeiras estruturas objeto de restauro, nos finais da década de 80 do século passado. A adega do palácio foi outra das estruturas intervencionadas (interior e fachadas). Esta obra, para além de acautelar a preservação de tão importante acervo histórico, surgiu como resposta à necessidade de se criar uma zona de estágio em madeira para o vinho de Carcavelos.
O restante complexo do Palácio do Marquês de Pombal foi também objeto de diversas intervenções: no Lagar do Vinho, na sala de jantar, no Salão Nobre e salas adjacentes, canalização, pintura, execução de mobiliário, reformulação da portaria e do posto de turismo, instalação de WC nos jardins e pintura de salas do circuito visitável.
Em 2015 realizaram-se ainda obras de recuperação e restauro dos vãos exteriores do Palácio, integradas numa intervenção global de requalificação deste importante património.
No seu conjunto, estas intervenções terão representado um investimento que ascendeu a um milhão de euros.
O Palácio e os Jardins do Marquês de Pombal são um espaço singular em meio urbano, classificado como Monumento Nacional. A riqueza arquitetónica, patrimonial e histórica do edificado e jardins, onde são de realçar as artes decorativas, particularmente a estatuária, a azulejaria e o estuque, são motivos para uma visita que não deve deixar de fora o Lagar de Azeite e a Adega, onde se pode provar o vinho de Carcavelos “Villa Oeiras”.